VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

DESTAQUES 2012



ZERO HORA, 31/12/2012 E 01/01/2013

2012 - O ANO EM QUE...

...o Brasil mandou um recado à corrupção

Foram 53 sessões ao longo de quatro meses e meio. O julgamento do mensalão foi um divisor de águas para a Justiça brasileira e para o combate à corrupção. Símbolos da antiga cúpula petista, José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares receberam do Supremo Tribunal Federal (STF) penas que, somadas, chegam a 26 anos e 8 meses. Marcos Valério, personagem-símbolo, foi condenado a 40 anos, quatro meses e seis dias de prisão, além de multa de R$ 2,7 milhões. Caiu atirando, mirando o ex-presidente Lula. Relator do processo e desde outubro presidente do STF, Joaquim Barbosa (E) encerrou o ano “lançado” candidato à Presidência da República por institutos de pesquisa.

...os FICHAS Sujas concorreram, mas não levaram

Respaldada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no início do ano, a Lei da Ficha Limpa – que impede candidatos com condenações na Justiça – começou a ser aplicada nas eleições municipais deste ano. A nova regra teve um início promissor, mas também polêmico e tumultuado: candidatos fichas sujas concorreram a prefeituras e Câmaras enquanto recorriam à Justiça. Os tribunais acabaram atrolhados, e os eleitores, confusos. No Rio Grande do Sul, foram 11 candidatos a prefeito nessa situação. O caso mais emblemático é o de Novo Hamburgo, que terá de passar por novas eleições.

...conhecemos Rosemary

Até dezembro, a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, era um rosto familiar nos meandros do PT, mas uma ilustre desconhecida para o país. Virou capa de jornais e revistas após aparecer nas investigações da Operação Porto Seguro, da Política Federal, como elo entre o governo federal e uma quadrilha de tráfico de influência. Indiciada pela PF, ela teria usado do prestígio junto ao ex-presidente Lula para fazer indicações e requisitar reuniões em troca de favores. A lista de mimos recebidos incluiria cirurgia plástica, reforma de apartamento e um cruzeiro animado pela dupla Bruno e Marrone. Uma bomba no colo do PT.

...a transparência virou lei

Após uma década de discussões, entrou em vigor no Brasil em maio a Lei de Acesso à Informação, que obriga órgãos municipais, estaduais e federais a divulgar gastos e outros dados oficiais sem a necessidade de justificativa. Até dezembro, mais de 51,4 mil pedidos haviam sido encaminhados à União, com índice de resposta de 94,4%. A eficácia diminui nas esferas estadual e municipal. No Rio Grande do Sul, o Executivo estadual, o Judiciário e o Legislativo seguem omitindo os salários nominais de seus servidores, e a maioria das prefeituras ignora a lei.

...surgiu a verdade sobre Rubens Paiva

Um documento revelado com exclusividade por ZH, em 22 de novembro, ajudou a esclarecer um dos grandes mistérios da recente história política do país. Quatro décadas após o desaparecimento do ex-deputado federal, engenheiro civil e empresário Rubens Paiva (no detalhe), opositor do regime militar, uma folha de ofício, encontrada na casa do coronel da reserva do Exército Julio Miguel Molinas Dias, comprovou que o político esteve preso no Departamento de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), no Rio de Janeiro. A descoberta foi feita quando a polícia remexia os papéis do militar, assassinado em Porto Alegre semanas antes. A descoberta da verdade emocionou os filhos de Paiva, o escritor Marcelo Rubens Paiva (foto abaixo), em São Paulo, e a psicóloga Maria Beatriz Paiva Keller. Uma cópia do documento foi entregue pelo governador Tarso Genro a Beatriz.

...o PCC assombrou o país

Até o início do mês, mais de 90 policiais morreram em São Paulo – metade com indícios claros de execução. A onda de violência promovida por integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) foi replicada em Santa Catarina, onde ônibus também foram incendiados por criminosos. No Rio Grande do Sul, oito suspeitos foram presos em Gramado. Seria um grupo disposto a estruturar o PCC em terras gaúchas.

...o MEDO da gripe A voltou

Depois de dois anos em que o vírus H1N1 esteve pouco ativo no Rio Grande do Sul, um simples espirro voltou a ser motivo de preocupação para os gaúchos. Após um 2010 sem mortes e 14 casos fatais em 2011, o ano que passou registrou 183 mortes nos três Estados do Sul – 67 vítimas no Rio Grande do Sul, 76 em Santa Catarina e 40 no Paraná. Os gaúchos lutam para que o Ministério da Saúde adote uma política antigripe específica para a Região Sul, com antecipação da vacinação e oferta das doses a um maior grupo de pessoas em 2013.

...a IMPUNIDADE deu olé

Eles deveriam comparecer à delegacia em dias de jogos, mas deram face à impunidade ao frequentar o Olímpico e o Beira-Rio sem represálias. Além de flagrar nas arquibancadas dois torcedores da dupla Gre-Nal com histórico de confusões, a série Drible na Justiça mostrou que autoridades e clubes pouco agem. Em dezembro, com imagens exclusivas, ZH exibiu o resultado da passividade: uma briga na inauguração da Arena do Grêmio, em que o protagonista é o número 2 da Geral.

...o salário de uma servidora INDIGNOU o Estado

A senhora passeando com o cachorro de estimação em horário de expediente ganha R$ 24,3 mil mensais. Ao apresentar a assessora parlamentar aos gaúchos na reportagem Retrato do Descontrole, ZH mostrou o desequilíbrio nas faixas salarias da Assembleia Legislativa e cobrou explicações.


Nenhum comentário: