VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Congre$$o - Movimento contra lista fechada ganha corpo





Movimento contra lista fechada ganha corpo. Grupo de deputados cria slogan ''Diretas Sempre'' e promete criar obstáculos para o governo - Denise Madueño - Estadão 19/05/2009

A discussão em torno de uma lista fechada, na qual os eleitores votariam no partido político e não mais nos candidatos individualmente, tornou-se um cabo de guerra na volta dos debates de uma reforma política. E já ameaça criar obstáculos para o governo na Câmara.

Em reação direta à disposição de líderes de grandes partidos em defender a votação por meio de lista, um grupo de deputados instituiu um movimento, intitulado "Diretas Sempre - Contra o voto em lista", que até adesivo de campanha já tem.

"Essa é a questão chave da reforma política. Queremos assegurar ao povo o voto direto nos candidatos", afirmou o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), um dos organizadores do movimento. Para não ser surpreendido durante a votação, Miro e um grupo de deputados estão recolhendo assinaturas para mapear os votos contrários à proposta. Em junho de 2007, o projeto que instituía o voto em lista fechada nas eleições foi derrotado no plenário da Câmara com um placar de 252 votos contra e 181 a favor.

Politicamente, o grupo pretende também usar mecanismos regimentais que podem atrapalhar as votações de interesse do governo na Casa para pressionar contra a lista fechada. "O governo não pode ficar fazendo alianças com quem quiser para derrotar aliados", protestou Miro, prometendo obstruir votações do governo. O líder do PSB, deputado Rodrigo Rollemberg (DF), segue na mesma linha. "O governo está fazendo aliança com o DEM e com o PSDB para aprovar a reforma política. Ele tem de perceber que nós também vamos nos aliar com outros partidos para atrapalhar as votações", disse.

O deputado Ronaldo Caiado (GO), líder do DEM, é um dos principais defensores do voto em lista fechada, elaborada pelos partidos políticos. "Se não aprovar o voto em lista não tem mais reforma política", afirmou Caiado. Ele pretende deixar essa posição clara na reunião de líderes convocada pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), para discutir os rumos da votação da reforma política na semana que vem.

Nesta semana, a Executiva do PSB e a bancada de deputados vão se reunir para discutir o assunto. A ideia é fechar questão no partido contra o voto em lista. Para Rollemberg, a pretexto corrigir falhas no sistema eleitoral, vão piorar a relação do político com o eleitor. "A lista vai afastar ainda mais a população da política e transformar os políticos em castas", disse o líder do PSB.

Ele considera que o voto em lista vai dar poder exagerado à cúpula partidária, vai retirar da população a capacidade de renovação dos parlamentares e ainda favorecer a corrupção, com a possibilidade de um candidato rico comprar o primeiro lugar na fila. "Já tem gente defendendo que os atuais detentores de mandato tenham direito a ficar nos primeiros lugares da lista. Chega a ser indecente", afirmou Rollemberg.


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Hoje, os partidos já fazem suas listas nas convenções onde definem a quantidade e quem são os seus candidatos. Mas em plenário vinga a decisão da liderança do partido, ficando o represente alijado de suas próprias conclusões. Por isto, tenho convicção de que o voto em lista fará o eleitor olhar para a probidade e ativismo do partido e não para o candidato. Será melhor para o eleitor e para o país, pois, ao invés de votar num indivíduo, numa promessa, numa esperança, o eleitor estará votando no programa, na honestidade,no ativismo e nos compromissos assumidos pelo partido. É uma mudança de foco.

Nenhum comentário: