VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

EX-DEPUTADO É SUSPEITO DE FRAUDAR LICITAÇÕES DE OBRAS NO RS

PF indicia Padilha no caso das barragens - ADRIANA IRION, Zero Hora 16/02/2011

O ex-deputado federal Eliseu Padilha (PMDB) foi indiciado ontem pela Polícia Federal (PF), em Porto Alegre, por suposto crime em licitações e formação de quadrilha. Ele é investigado na Operação Solidária, que apura desde 2007 fraudes em obras de infraestrutura no Estado.

Ontem, Padilha foi ouvido na sede da PF em uma das 16 investigações originadas da Solidária, a que verifica irregularidades nas licitações das barragens dos arroios Jaguari e Taquarembó. Além de Padilha – que é suspeito de ter articulado o direcionamento das concorrências –, outras cinco pessoas já foram indiciadas no caso das barragens.

Padilha, que perdeu o foro privilegiado ao não se reeleger para a Câmara, depôs por cerca de duas horas ao delegado Aldronei Rodrigues, da Delegacia Fazendária.

Diálogos interceptados na investigação indicam que teria havido um acerto de Padilha com autoridades estaduais responsáveis por elaborar os editais. O objetivo seria que os termos tivessem um determinado nível de restrição capaz de garantir a vitória de dois empresários – Marco Antônio Camino e Edgar Cândia, já indiciados pela PF.

Após falar à PF, Padilha disse:

– Sou amigo de uma pessoa que tentou participar e não participou, que é o Marco Camino, da MAC Engenharia. Se não participou da licitação, ainda não conheço fórmula de alguém ser beneficiado ou prejudicado em algo de que não participou. Nunca falei com ninguém do governo do Estado a favor ou contra quem quer que seja nessa licitação.

Segundo as investigações, a MAC deixou de concorrer depois que a Operação Solidária se tornou pública, mas a tentativa de controlar os editais teria sido flagrada na apuração. Depois da publicação dos editais, em 2008, gravações da PF captaram suposta reação do grupo.

– Do jeito que está, pode entrar a torcida do Flamengo inteira – teria dito o então deputado Padilha a um dos empresários.

Sobre a gravação, Padilha disse:

– Há uma exigência ambiental de se ter determinada escada para que o peixe possa subir (nas barragens). Essa frase (da torcida do Flamengo) foi em decorrência de que disseram que esta escada não existia. Aí, eu disse (para o empresário): então, ficou sem nenhuma regra, agora entra todo mundo que quiser.

Nenhum comentário: