VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ACORDO MINA CPI E DEIXA IMPUNES POLÍTICOS DO CACHOEIRA

ZERO HORA 19 de dezembro de 2012 | N° 17288

FIM PEQUENO - CPI acaba sem indiciar ninguém

Acordo minou relatório de petista e aprovou texto de apenas duas páginas, livrando Delta e políticos envolvidos com Cachoeira


Após oito meses de investigação, mais de uma dezena de depoentes que entraram e saíram calados e dúzias de tentativas, tanto de aliados quanto da oposição, de constranger os adversários, o que representou a CPI do Cachoeira para a política brasileira pôde ser resumido em apenas duas páginas. É este o tamanho do relatório final da comissão, feito a toque de caixa pelo deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF) para evitar o constrangimento de encerrar os trabalhos de uma CPI – que chegou a ser prorrogada – sem qualquer conclusão tangível.

Em um resumo tão sucinto, não coube indiciamento de ninguém. O relator da comissão, Odair Cunha (PT-MG), chegou à comissão preparado. Levou um calhamaço com mais de 5 mil folhas, indiciando 29 pessoas e responsabilizando outros 12 por associação à suposta quadrilha do bicheiro. Havia três semanas, fora bombardeado por colegas de comissão pelo esboço do relatório. Queria envolver jornalistas, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e só um governador ligado à construtora Delta: Marconi Perillo (PSDB-GO), da oposição. Recuou, mexeu, mas mesmo assim foi derrotado ontem por 20 votos a 11.

Com a rejeição ao relatório de Cunha e a aprovação do sobressalente, de duas folhas, deputados e senadores dos principais partidos e alguns “independentes” se exaltaram. “Presepada”, “piada” e “pizza” foram algumas das palavras usadas pelos parlamentares ao sepultar a CPI.

Outros congressistas reagiram com algum conformismo. O documento firmado por Pitiman (aprovado por 21 votos a sete), afinal, foi a única saída possível para evitar uma vergonha ainda maior.

– Esse voto em separado reúne condições de expressar o pensamento da CPI para não passarmos em branco – afirmou o deputado Armando Vergílio (PSD-GO).

Pelas conversas de corredor, a responsabilidade pelo fracasso da comissão ficaria dividida entre as maiores bancadas. Mas a articulação teria sido obra de PMDB e PSDB. Até a eleição à presidência do Senado, no ano que vem, entrou em campo. Pelo apoio a Renan Calheiros (PMDB-AL) ao comando da Casa, o PMDB voltou-se contra o PT e se juntou ao PSDB para derrubar o relatório de Cunha. Partidos aliados queriam salvar a Delta. De oposição, livrar Perillo.

DETALHE ZH - Um mau papel

Observe com atenção a foto abaixo, tirada na sessão de ontem da CPI do Cachoeira. Ironicamente, em uma comissão que apresentou seus resultados em duas folhas de papel, parece que todos os integrantes resolveram imprimir documentos.

Os congressistas levaram à sala dezenas de calhamaços de folhas que ficaram sobre as mesas da comissão. Nós contamos mais de 30 pilhas de papel.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Estes são os representantes que o povo elege para elaborar as nossas leis e fiscalizar os atos do Executivo. Não é a toa que o Brasil está a deriva em todas as áreas com Poderes descompromissados e impondo as mais altas taxas do mundo nos vários impostos que tributa ao povo.

Nenhum comentário: