VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

sábado, 21 de dezembro de 2013

GERAÇÃO DE EMPREGOS É A MENOR EM 10 ANOS

ZERO HORA 21 de dezembro de 2013 | N° 17651


CARTEIRA ASSINADA. Geração de emprego é a menor em 10 anos no país


A geração de empregos formais ao longo deste ano no país foi a menor dos últimos 10 anos. O balanço entre contratações e demissões ficou positivo em 1.546.999 vagas com carteira assinada, resultado superior apenas ao de janeiro a novembro de 2003, quando 1.116.817 postos foram criados.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho. Como em dezembro tradicionalmente milhares de trabalhadores costumam ser dispensados pela indústria e pelo comércio, tudo indica que 2013 terá um dos piores resultados dos últimos anos em termos de geração de empregos. Em dezembro do ano passado, 503.081 trabalhadores foram demitidos.

Por Estados, os destaques positivos foram Rio de Janeiro, que gerou 16.985 postos, Rio Grande do Sul, com 10.443, e Santa Catarina, com 9.638. Os que mais demitiram foram Minas Gerais, com 11.942, Goiás, 8.397, Mato Grosso, 5.204 e São Paulo, 3.751.

Na quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a taxa de desemprego registrou o menor índice da história e encerrou o mês de novembro em 4,6% na média nacional.

Na avaliação de analistas do mercado de trabalho, porém, não houve geração de postos de trabalho, e sim um maior número de pessoas que desistiram de procurar emprego e rumaram para a inatividade.

O resultado do mês de novembro, do Caged, quando 47,5 mil postos foram abertos, foi puxado pela criação de vagas no comércio e nos serviços.

No Estado, dos 10,4 mil empregos gerados no mês passado, quase 2 mil foram na região metropolitana de Porto Alegre. No ano, houve acréscimo de 117.587 postos no mercado gaúcho.

Para o próximo ano, a expectativa do governo é de geração maior de empregos formais em razão de investimentos em infraestrutura.

Nenhum comentário: