PÁGINA 10 | ROSANE DE OLIVEIRA
Nunca na história recente do Rio Grande do Sul, um presidente seguiu tão à risca a lição de Washington Luís quanto Dilma Rousseff: Governar é povoar. Mas não se povoa sem se abrir estradas, e de todas as espécies. Governar é, pois, fazer estradas!. Dilma não citou Washington Luís, mas aproveitou a inauguração da BR-448 para reafirmar o compromisso com a sua expansão até Estância Velha e dar a largada para a duplicação da BR-290, entre Eldoradodo Sul e Pantano Grande.
No palco da inauguração da Rodovia do Parque foram assinados os contratos de dois lotes da duplicação da BR-290 – o 2 e o 4 –, mas o projeto para o futuro é mais ambicioso: duplicar toda a rodovia, até Uruguaiana, para que Brasil e Argentina tenham uma ligação rodoviária de qualidade. Em território argentino, é possível ir de Paso de Los Libres a Buenos Aires por rodovia de duas pistas.
O diretor-executivo do Dnit, Tarcísio Gomes de Freitas, prevê para 2017 a inauguração do trecho Eldorado do Sul-Pantano Grande – são cinco meses para adequação do projeto e 36 para a execução da obra, que inclui a duplicação de pontes e a construção de viadutos, em um investimento de R$ 700 milhões. Os contratos para os outros dois lotes da BR-290 devem ser assinados em janeiro.
Dilma brincou que a BR-448 era um presente para os gaúchos e para ela, “como presidenta e moradora do Rio Grande do Sul”. Os números atestam que, em matéria de obras rodoviárias, ela está dando tratamento privilegiado ao Estado que a adotou: em 2013, o Rio Grande do Sul foi campeão em execuções do Dnit. O serviço medido e pago neste ano chega a R$ 1,2 bilhão, especialmente na Rodovia do Parque e na duplicação da BR-116 (Guaíba-Pelotas), da BR-392 (Pelotas-Rio Grande) e da BR-386 (Tabaí-Estrela).
Para o primeiro semestre de 2014, estão previstos os editais para a extensão da BR-448 até Estância Velha e o início das obras da nova ponte do Guaíba e da travessia urbana de Santa Maria, na BR-158. Antes do início da campanha eleitoral, a presidente virá ao Rio Grande do Sul para inaugurar uma obra que começou quando ainda era ministra de Lula, a duplicação da BR-392.
ALIÁS
Contradição entre discurso e prática: na inauguração da Rodovia do Parque, Dilma Rousseff fez um apelo aos brasileiros para que cuidem da segurança do trânsito nos feriadões “para que as festas de fim de ano sejam de celebração.”
Infração ao Código de Trânsito
Dilma Rousseff virou alvo de críticas nas redes sociais porque infringiu o Código de Trânsito ao andar no banco de trás do carro com o neto Gabriel, de três anos, no colo e não na cadeirinha para ir do apartamento de sua filha, Paula, até a casa do ex-marido Carlos Araújo, no mesmo bairro.
Questionado sobre a infração, um integrante da equipe de segurança presidencial, que se identificou como Marco Castro, limitou-se a dizer que “há equipamentos necessários para fazer a segurança de quem está no carro”.
COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Todos devem parabenizar a presidente Dilma pelo feito histórico e necessário para o RS numa questão vital de mobilidade e transporte. O Governador Britto também foi um político que investiu bastante em estradas, tirando cidades do isolamento. Entretanto, tenho a convicção que antes de obra, os governantes deveriam priorizar a vida, a saúde, a educação e o bem-estar de seus governados investidos em serviços públicos acessíveis, eficientes e de qualidade. Justamente neste ponto está o maior erro dos governos da União e das unidades federativas. Os serviços públicos que consolidam a supremacia do interesse público são desprezados por obras que aparecem e registram nomes na história. E, nós do povo, aplaudimos e renovamos mandatos, esquecendo de nossas famílias e daqueles que convivem conosco em sociedade.
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