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domingo, 3 de novembro de 2013

CIDADES APARTADAS DO DESENVOLVIMENTO


ZERO HORA 03 de novembro de 2013 | N° 17603

CLEIDI PEREIRA

MUNICÍPIOS SEM ASFALTO


Era uma festa. Moradores celebravam e faziam planos. Placas foram espetadas pelo Estado para anunciar as localidades beneficiadas pelo programa que prometia “asfalto para todos”. Quinze anos se passaram e 73 municípios ainda não têm um acesso pavimentado, fator decisivo para despertar a economia local. No lugar do asfalto, pedras, poeira e barro atrasam o desenvolvimento. A reportagem de ZH viajou a quatro cidades para mostrar essa realidade. Em duas delas, encontrou comunidades ainda ilhadas pelo chão batido. Nas outras duas, a expectativa de uma vida melhor está depositada nas máquinas que, nos últimos meses, espalham a cobertura escura e viscosa sobre a estrada.

Faz calor, mas as janelas estão fechadas. A poeira dança pela estrada, deixando árvores, postes e plantações no mesmo tom pardo opaco. Quando chove, o problema é o barro, e as viagens de apenas alguns quilômetros de chão batido podem se tornar impossíveis. Para as 73 cidades do Rio Grande do Sul que não têm acesso pavimentado, o asfalto ainda é um sonho, sinônimo de esperança e progresso.

Nestes rincões do Estado, as cenas de homens a cavalo e de carroças puxadas por bois fazem parte de um cotidiano bucólico. As estatísticas, no entanto, escancaram as consequências de mais de uma década de descaso. As comunidades em que a ligação com os grandes centros se dá por meio de vias de terra e pedra são mais pobres e menos desenvolvidas. Quase metade dessas 73 cidades está entre os cem últimos colocados no ranking estadual do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

O pavimento foi anunciado na gestão Antônio Britto (1995-1998), mas nunca chegou para a metade das localidades que, segundo a propaganda oficial, seriam beneficiadas. Por falta de dinheiro, os governos seguintes foram tocando a promessa de acessos aos trancos, fazendo inaugurações esparsas ao longo dos anos. Para quem ficou para trás, a rotina é marcada por isolamento, acidentes, veículos danificados, dificuldade para escoar safra, produtos mais caros nas prateleiras e problemas de saúde provocados pela poeira. Juntas, essas localidades somam cerca de 220 mil habitantes.

Isolamento piora ciclo da pobreza

Especialista em logística, a engenheira de produção Maria Fernanda Hijjar afirma que a falta de acesso pavimentado em municípios do Interior gera um fenômeno ainda mais perverso: a concentração de desenvolvimento econômico em regiões que já têm infraestrutura. O resultado é migração e bolsões de pobreza.

Foi justamente o que aconteceu em Porto Vera Cruz, no noroeste do Estado. A população da cidade banhada pelas águas do Rio Uruguai caiu 25% em uma década, e o comércio estagnou. A barca que fazia a travessia Brasil-Argentina de 200 veículos por dia até a década de 1990 hoje transporta metade desse montante por semana. Indústrias e turistas agora desviam do município, optando por caminhos asfaltados que antes não existiam.

– A esperança é o asfalto. Não tem outro caminho. Se vier, melhora para todo mundo: para o porto, para o comércio, para a agricultura – diz o comerciante Jaime Taffarel, 51 anos.

Proprietário de uma loja que vende “de tudo um pouco”, de tecidos a equipamentos de pesca, ele conta que chegou a empregar 17 pessoas, mas, em função da queda no movimento, atualmente tem apenas uma funcionária.

Essa realidade pode estar prestes a mudar. Depois de anos de paralisação, o Daer autorizou, no mês passado, a retomada do asfaltamento do trecho de 16,4 km que liga o município a Santo Cristo. Há quem só acredite vendo, como o marinheiro Altamiro Melo, 55 anos, cansado de oscilar entre expectativa e frustração. No passado, conta, já acompanhou “umas três vezes” os festejos para largada da obra, que, apesar de ter sido contratada em 1998, nunca saiu do papel.



Onde as máquinas soam como música


Faltava pouco para o meio-dia. Com a mesa posta para o almoço, a família Balz assistia ao vaivém de um rolo compressor passando a alguns metros da porta da casa amarela e de paredes de madeira, que vibrava toda vez que a máquina se aproximava.

O barulho produzido pelo equipamento – quase insuportável para os ouvidos de fora – soava como música para o casal de avicultores Jorge, 32 anos, e Maristela, 33. Afinal, era a filarmônica do maquinário avisando que o tão aguardado asfalto estava chegando a Sério.

Com pavimentação do trecho de 22,8 km que liga o município a Forquetinha, no Vale do Taquari, em andamento, os Balz voltaram a fazer planos. Coisas simples, como pintar a casa e trocar de carro, mas que servirão para resgatar a autoestima da família.

A construção em Sério, se cumprido o planejamento do Daer, deve ser concluída no atual governo. Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, até o final de 2014 devem ser entregues 40 acessos, contemplando pouco mais da metade dos 73 municípios:

– Neste momento, já estamos com o dobro da média de 10 acessos entregues pelos governos anteriores.

Ele admite que a meta de zerar a fila não será cumprida devido ao “entrave burocrático de contratos malfeitos e projetos, muitas vezes, inexistentes”. A promessa consta no plano de governo apresentado pelo então candidato Tarso Genro. “Nosso governo perseguirá a meta de implantar, ao menos, um acesso viário pavimentado em todos os municípios”, diz o texto.

Motorista celebra percurso rápido

Ao optar pela continuidade dos contratos, a maioria de 1998, o governo deparou com uma série de adversidades em função do tempo transcorrido: empresas falidas, desinteresse em tocar a obra, defasagem no volume de tráfego da via – o que demanda mais recursos e material – e pedreiras esgotadas. Outros entraves são provocados pela própria máquina estatal: a burocracia, a falta de pessoal e o licenciamento ambiental.

– Temos recurso e vontade política para executar a obra, mas há problemas de toda ordem – resume o diretor-geral do Daer, Carlos Eduardo Vieira, que viaja para o Interior uma vez por semana para dar explicações sobre as obras paralisadas.

Professor de Transportes da UFRGS, Luiz Afonso Senna lamenta o cenário:

– Temos uma incompetência sistêmica no setor rodoviário.

Em Sério, os Balz temem que falte verba para concluir a obra. Porém, as facilidades que o asfalto promete – como a de locomoção – são também um incentivo para que Jorge e Maristela permaneçam na propriedade da família, contrariando as estatísticas. Vestígios do êxodo rural, que encolheu a população da cidade em 15,7% em uma década, estão por todos os lados. Às margens da estrada, por exemplo, a reportagem contou 10 casas abandonadas.

Apesar de o serviço ainda estar pela metade e da ausência de sinalização e de acostamento nos 9,8 km já pavimentados, benefícios já são sentidos pela população. Transportador de leite há quase duas décadas, Delmo Rempel, 47 anos, cita como exemplo economia de tempo nas viagens. Além disso, prossegue, a cena de caminhões atolados na estrada é cada vez mais rara.

– A comunidade está ansiosa – diz.


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