VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

domingo, 17 de maio de 2015

DILMA E SARTORI NA RETRANCA



ZERO HORA 17 de maio de 2015 | N° 18165



INFORME ESPECIAL | Tulio Milman



Eles são muito parecidos em um aspecto. Dilma e Sartori estão jogando na retranca. Preferem, por enquanto, o silêncio. Se pudessem, diriam: Me esqueçam.

Tenho a impressão de que, para eles, os eleitores que os levaram ao poder passaram a ser um estorvo. Gente chata com suas cobranças e reclamações.

Esse é o problema dos governantes. Antes da eleição, são transparentes, falantes, disponíveis. Depois, se trancam em gabinetes. Preferem o ar-condicionado e as janelas com películas para filtrar a luz.

Nem tudo são semelhanças. Os motivos que empurraram Dilma e Sartori para a defensiva são diferentes. Se ficasse exposta, Dilma precisaria explicar o inexplicável. Como o PT se elegeu prometendo ética e acabou assistindo a boa parte da sua cúpula ser presa. Sartori, cada vez que aparece, precisa se desdobrar para não explicar como conterá a crise e estancará os cortes na saúde e na segurança.

Durante a campanha, os candidatos falam sempre que surge uma oportunidade. Depois, quando querem. Está errado. É obrigação deles comunicar-se com a população – em primeira e última instância, quem paga a conta.

Depois reclamam do que consideram “boatos e especulações”. É isso o que acontece quando a informação chega de forma esfarelada, fragmentada.

Em uma reunião com seu secretariado, o governador Sartori chegou ao cúmulo de pedir resguardo total da sua equipe em relação às notícias passadas à imprensa e, consequentemente, à população. Esse pedido esdrúxulo levou cinco minutos para chegar às redações. Porque é da essência do ser humano falar, ouvir e ser ouvido.

Até na Coreia do Norte é impossível controlar totalmente a informação. Isso que lá a pena pela desobediência é a morte.

Já Dilma vive em um inferno ainda mais tenebroso. Um governo, quando joga pelo empate, é um mau governo. Nós, jornalistas, de um jeito ou de outro, acabamos conseguindo as informações. Quanto mais claras forem, melhor serão repassadas. Minha argumentação aqui é tudo, menos corporativa. Não é com os jornalistas que os governantes precisam falar. É com os cidadãos. Não é favor. É dever.

Na época do regime militar, o general Figueiredo encarava o exercício do poder como um castigo. Todos os dias, pela manhã, fazia um risquinho no calendário. Era a contagem regressiva para o fim do mandato. Dilma e Sartori ambicionaram o poder e o conquistaram democrática e legitimamente. Parecem ter esquecido de uma velha regra.



FALAR MAIS, PARA SE EXPLICAR MENOS

PESADELO 1 - Saúde. A palavra não sai da cabeça do prefeito José Fortunati, que classifica como “pífios” os resultados da pressão sobre os governos estadual e federal. Os cortes dos repasses de dinheiro já estão causando problemas no atendimento à população.

PESADELO 2 - Os efeitos da falta de verbas para a saúde no Interior já estão pressionando o sistema em Porto Alegre. É a velha ambulancioterapia, com o tanque cheio.

Nenhum comentário: