VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

MUITA ARTICULAÇÃO, POUCA AÇÃO



ZERO HORA 06 de maio de 2015 | N° 18154


EDITORIAIS



Mais de quatro meses depois da posse, os governantes gaúchos nada mais têm feito do que contar o dinheiro para pagar o funcionalismo e planejar medidas que não saem do papel. O Rio Grande já se convenceu de que os recursos são escassos e insuficientes para fazer frente às despesas. Os detalhados argumentos usados pelo governador e seus secretários já foram exaustivamente repetidos e bem assimilados pela população. Mas é infrutífera a insistência na retórica da terra arrasada, se nada for feito de concreto no sentido de subverter tal situação. A sensação, passado tanto tempo, é de que o Executivo foi capaz de identificar as causas e os danos causados pelo desajuste nas contas, mas não consegue ser substantivo no desejo de mudanças.

O balanço é desanimador. A percepção generalizada é de excesso de lamentações e de caravanas improdutivas. Também preocupam as recentes manifestações do primeiro escalão no sentido de preparar a população para soluções óbvias, como o aumento de tributos. Ampliar a carga tributária é transferir para o setor produtivo e para os consumidores, que direta ou indiretamente sustentam o Estado, os custos da incapacidade do setor público de encontrar outras soluções.

Alternativas previsíveis, como sobrecarregar a sociedade, sem cortar gastos na mesma proporção, são comprovadamente insuficientes. Mas o governo precisa finalmente dar forma às suas intenções, mesmo as que enfrentam resistência por serem impopulares ou, isoladamente, inócuas. Chegou a hora da ação, do anúncio efetivo e corajoso das medidas amargas mas necessárias para acabar com o clima de terrorismo.

Nenhum comentário: