VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

O DIREITO À CONTROVÉRSIA



ZERO HORA 04 de maio de 2015 | N° 18152


EDITORIAL



O grande saldo do debate provocado pelo projeto de lei sobre o ensino do criacionismo nas escolas das redes pública e privada do Estado é que põe em questão o direito à informação, desde que esta não seja imposta. A proposta, apresentada pela deputada Liziane Bayer, somente pode prosperar se permitir a abordagem do assunto sob o ponto de vista do conhecimento, e não como proselitismo religioso. A ressalva é importante, para que a escola não se transforme em espaço de discussão de crenças, até porque, constitucionalmente, todos devem respeitar mutuamente as convicções de fé.

O que a escola pode fazer, desde que tal tema esteja contemplado em currículo, é esclarecer para jovens em formação que o mundo convive com diferentes visões e conceitos de criação e evolução. Esse seria um debate educador. A escola contemporânea não pode se negar a tratar da existência de entendimentos segundo os quais o mundo foi criado por Deus. E, ao mesmo tempo, deve colocar ao lado dessa concepção as informações sobre a criação do Universo segundo o que indica o consenso entre os cientistas. Estudantes têm, sim, o direito de entender por que duas visões que a maioria considera antagônicas, e que muitos julgam ser complementares, ainda dividem a humanidade.

Os limites entre conhecimento e pregação devem ser bem definidos. Não é razoável que alguém proponha que as escolas passem a defender, compulsoriamente, o criacionismo como verdade absoluta sobre o começo da vida. Assim como não se concebe que uma pretensa racionalidade se negue a debater os significados e o alcance de tal percepção, ou a filosofia, a teologia e a cultura em geral não teriam sentido.

Nenhum comentário: