VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

IDEOLOGIA DA MISÉRIA

ZERO HORA 25 de fevereiro de 2013


CHRISTOPHER GOULART*


Pergunte hoje mesmo a qualquer cidadão abaixo da linha da pobreza, sem comida na mesa para sua família, se ele é de "direita", de "centro" ou de "esquerda". Olhe nos olhos de seus filhos, famintos, e tenha a coragem de levantar qualquer tipo de debate ideológico, sobre capitalismo ou socialismo. Porque, se isso for possível, estaremos no mais alto grau de desumanidade. Quem tem fome tem pressa. Entre tantas discussões de diretrizes sobre políticas de Estado, muitas delas com alto grau de vaidade descabida, uma coisa é certeira e objetiva: existem seres humanos passando fome.

A miséria em si não tem ideologia. As ideologias é que podem gerar a miséria. Pense numa criança sem ter nada para comer, que poderia ser o meu ou o seu filho, fora de qualquer possibilidade futura de inserção numa cadeia produtiva. Pois é exatamente este o foco de atuação do Bolsa Família, que nasceu para enfrentar a miséria e promover a emancipação. É disso que estamos falando. Na prática, a dura realidade acaba com algumas teorias, sejam elas bem ou mal intencionadas. Logo, o primeiro passo para a emancipação, que naturalmente não pode se restringir apenas à distribuição de verbas, é dar condições de dignidade para que essas pessoas encarem o mercado de trabalho.

Esses cidadãos são "invisíveis" para muitos que nunca passaram necessidade, que se preocupam com definições teóricas oriundas de institutos elitistas. Algo similar à população em situação de rua, que só é lembrada quando estes pseudointelectuais saem às ruas com seus carros modernos.

O fato é que o Plano Brasil Sem Miséria não se resume a "dar dinheiro batido a seus beneficiários", conforme mencionado em artigo "O capitalismo do bolsa miséria", publicado recentemente em ZH. Há desinformação por parte do articulista. O referido Plano organiza-se em três eixos: um de garantia de renda, para alívio imediato da situação de extrema pobreza; outro de acesso a serviços, para melhorar as condições de educação, saúde, assistência e cidadania das famílias que compõem o público-alvo; e o terceiro de inclusão produtiva, para aumentar as capacidades e as oportunidades de ocupação e geração de renda entre as famílias extremamente pobres.

E mais do que isso. Existem condições definidas pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome para que as famílias não tenham seus benefícios suspensos: frequência escolar e acompanhamento nutricional da área da saúde, além do pré-natal para gestantes beneficiárias. Em outras palavras, não é possível sustentar o discurso de que o Programa Brasil Sem Miséria seja apenas uma mera distribuição de verbas, salvo alguns enganos propositais.


* Vice-presidente da Fasc

Nenhum comentário: