VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

domingo, 9 de agosto de 2015

POR UM BRASIL MAIS LIMPO



ZERO HORA 09 de agosto de 2015 | N° 18253


EDITORIAL



O que mais concorre para a desaprovação presidencial é a calamitosa situação da economia, com inflação alta, queda da produção e desemprego crescente.

O julgamento do mensalão e o protagonismo da Justiça, do Ministério Público e da Polícia Federal na Operação Lava-Jato, que já resultou na prisão e na condenação de corruptores e corrompidos, comprovam que o Brasil pode ser passado a limpo em matéria de ética e honestidade sem que se precise apelar para quebras institucionais, para governos de exceção ou para as Forças Armadas. Uma democracia se consolida exatamente assim, quando os desvios se tornam visíveis porque existe liberdade de expressão e quando a corrupção não é jogada para baixo do tapete, mas, sim, investigada e punida estritamente de acordo com a legislação e o Estado de direito.

A indignação dos brasileiros com o governo ganhou dimensão a partir das revelações sobre o volumoso desvio de recursos da Petrobras pelo esquema criminoso formado por empreiteiras, servidores e políticos desonestos. Mas o que mais concorre para a desaprovação presidencial é a calamitosa situação da economia, com inflação alta, queda da produção e desemprego crescente, aliada à insuficiência do ajuste fiscal em andamento. Para piorar este cenário, o Brasil ainda corre o risco de perder o grau de investimento na avaliação das agências internacionais, o que afastaria investidores essenciais para a retomada do desenvolvimento.

Ainda assim – e mesmo com a complexidade do quadro político, em que os integrantes do Congresso suspeitos de envolvimento com a corrupção boicotam explicitamente as ações do governo –, as instituições democráticas parecem sólidas o suficiente para levar adiante a faxina ética comandada pela Justiça Federal. Suspeitos e simpatizantes dos investigados vêm tentando a desconstrução moral do juiz Sergio Moro, que se inspira claramente na Operação Mãos Limpas promovida pela Justiça italiana na década de 1990. Acusam- no de excessos autoritários, de comprometimento com partidos de oposição e de insensibilidade social, especialmente por conta do desemprego nas áreas das empresas investigadas. Se realmente forem confirmados esses desvios, os tribunais superiores certamente farão as devidas correções.

O que é inegável é que o Brasil sairá mais limpo desse processo doloroso se os políticos, os servidores e os empresários responsáveis pela corrupção forem exemplarmente punidos.

_____

Editorial publicado antecipadamente no site de Zero Hora, na quinta-feira, com links para Facebook e Twitter. Os comentários para a edição impressa foram selecionados até as 18h de sexta-feira. A questão: Editorial diz que Lava-Jato vai moralizar o país. Você concorda?

O LEITOR CONCORDA


Óbvio que concordo. Isso não tem nem cabimento... alguém precisa parar com isso. Nunca se roubou tanto e isso se espalhou por todos os setores. No Exterior, já somos considerados acomodados, malandros e agora corruptos!! Ainda bem que temos pessoas como essas para investigar. Nunca vi um país tão bagunçado, que gasta tanto e mal. Nunca vi colocar tanto dinheiro fora. Sei que estamos pagando por isso! Mas precisa de um basta... porque vamos pagar mais caro ainda daqui a alguns anos!!

TIAGO MATHIAS ESTÂNCIA VELHA (RS)

Concordo, desde que os envolvidos e os políticos também sejam julgados e percam seus mandatos e os cargos que ocupam.

VALMOR ROSA TOLEDO (PR)

Precisamos acreditar que vai, espero que os juízes sobrevivam para concluir e julgar. Precisamos voltar a confiar na política, e exterminar qualquer tipo de corrupção, condenando todos os envolvidos. E que sirva de lição para todos os políticos: “Todo o poder emana do povo”.

GENI BALEM ALVORADA (RS)

Concordo, mas jamais haverá punição e moralização enquanto não houver uma reforma política e penal ampla e urgente. Os corruptos, precisam ser extirpados da vida pública para sempre.

GILNEI CASTRO PELOTAS (RS)

O LEITOR DISCORDA

Não concordo. Isso nada mais é do que uma cortina de fumaça para enganar a população. Fora, PSDB.

CONCEIÇÃO FERRAZ DE CAMPOSCURITIBA (PR)

Não. O que vai moralizar o Brasil é a educação e mudança nas leis, mais duras. Isso só se faz com o passar do tempo. Pra situação cair no ponto que está, demorou anos e o povo não foi consultado se apoiava as medidas tomadas por políticos. Agora que a casa caiu, demora anos pra levantar e é o povo trabalhador que paga a conta, apesar de não ser sua. Triste, desanimador, de chorar...

NOEMI INES SCHNEIDER CERRO LARGO (RS)

Nenhum comentário: