VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

SÓ TEM VILÃO



ZERO HORA 15 de agosto de 2015 | N° 18262


RBS BRASÍLIA | Carolina Bahia



Já vi crise feia, mas esta tem uma diferença.

Nesta, não tem mocinho.


O fato de o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) ter fechado a semana como o fiador da governabilidade simboliza o nível de crise em que o governo se encontra. Um petista mais iludido até pode argumentar que é pragmatismo, mas a esta altura já é falta de onde se agarrar. Está certo que Renan é sobrevivente de várias tempestades, praticamente um Highlander da política, e que tem um poder absurdo sobre o plenário. Mas também ele está entre os investigados da Lava-Jato e jamais oferece a mão sem exigir algo em troca.

A presidente Dilma Rousseff, por sua vez, precisa de Renan. O presidente do Congresso é quem vai conduzir a votação da prestação de contas da Presidência da República, um processo que pode levar mais tempo do que o previsto. A apresentação de um pacote de medidas foi jogada de gênio. Ocupa as manchetes com temas caros ao empresariado, mobiliza os sindicalistas com propostas polêmicas, como a idade mínima para aposentaria, e até coloca lenha na indignação, com a proposta de cobrança das consultas do SUS. O pacote arrancou o ministro Joaquim Levy (Fazenda) da antipática pauta do ajuste e ainda irritou o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O Planalto não poderia querer melhor.

Mas o que o alagoano ganha com isso? A conta é alta. Há quem aposte que ele não estará entre os denunciados da Procuradoria-Geral da República nos próximos dias. Além disso, ele assume um protagonismo importante neste momento em que o PMDB ganha cada vez mais poder. Renan quase perdeu o mandato por relações suspeitas com empreiteiras. Na época, foi socorrido por petistas. Agora, ele e Lula se entendem.

Dia desses, perguntei a um experiente fotógrafo de Brasília, que já registrou os momentos mais dramáticos da República, se ele já havia visto crise como a atual. Depois de acomodar a câmera no ombro, ele respondeu:

– Já vi crise feia, mas esta tem uma diferença. Nesta, não tem mocinho.

Nenhum comentário: