
Pipoca e quentão. São João e feriadão esvaziam Congresso e param pauta de votações - 20/06/2011 às 23h06m - O Globo
BRASÍLIA - As comemorações das festas juninas, especialmente no Nordeste, e o feriado de Corpus Christi na quinta-feira, esvaziaram a semana no Congresso. Na Câmara, estão previstas sessões de votação nesta terça-feira e na quarta-feira, pela manhã. Mesmo assim, só votações de projetos que tenham consenso. No Senado, sessão deliberativa apenas hoje.
Cientes de que a semana seria fraca, alguns líderes viajaram para fora do país, em agenda oficial. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), está em Paris. Mas líderes da oposição prometiam voltar nesta terça-feira e manter acesa a polêmica do dossiê dos aloprados do PT . No Congresso, só houve nesta segunda-feira sessões de debates nas duas Casas. Na Câmara, apenas 32 deputados registraram presença. No Senado, menos de 20 parlamentares. Na Câmara, a combinação feita entre os líderes e o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), foi a de que nenhum tema polêmico ou medida provisória seria votado esta semana.
Não, na próxima semana não! Tem São João no Nordeste!
Semana passada houve a polêmica votação da Medida Provisória 527, que cria um regime diferenciado de licitações para obras da Copa e das Olimpíadas . Sem conseguir finalizar a votação da MP, alguns líderes anunciavam a intenção de votar os destaques à medida esta semana. Mas muitos deputados protestaram:
- Não, na próxima semana não! Tem São João no Nordeste!
A votação foi transferida para o dia 28. São João também inviabilizou a apresentação do relatório preliminar de admissibilidade do processo, no Conselho de Ética, contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). O presidente do conselho, José Carlos Araújo (PDT-BA), avisou que a sessão ficaria para o dia 29 em razão da festa.
Marco Maia só chega a Brasília no final da tarde desta terça-feira. Optou por agendas regionais: participou de posse de desembargadores e hoje tem almoço na Câmara de Indústria e Comércio de Canoas (RS). Já Vaccarezza (PT-SP) estará ausente da Casa esta semana. Ele participa de encontro com o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-França, em Paris. As despesas foram pagas pelo Parlamento francês. Um grupo de parlamentares viajou para os Estados Unidos para um simpósio. Do Senado foram líderes como o do PT, Humberto Costa (PE) e do PSB, Rodrigo Rolemberg (DF). Da Câmara, foram três líderes: Paulo Teixeira (PT-SP), Duarte Nogueira (PSDB-SP) e ACM Neto (DEM-BA). Retornam ainda nesta terça-feira.
COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - ENQUANTO ISTO, A LEI DA IMPUNIDADE VEM AÍ. PREPAREM-SE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário