VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ASSEMBLEIA É PROIBIDA DE EMPRESTAR "CCS" A PARTIDOS

ZERO HORA ONLINE 14/01/2013 | 14h08

Conselheiro do TCE proíbe Assembleia de emprestar CCs a partidos. Medida de Estilac Xavier também recomenda abertura de tomada de contas especial para analisar controle de efetividade de servidores do Legislativo


Servidora da Assembleia foi flagrada fora do trabalhoFoto: Jean Schwarz / Agencia RBS

Adriana Irion


O conselheiro do Tribunal de Contas (TCE) Estilac Xavier emitiu hoje uma cautelar determinando que a Assembleia Legislativa cesse o empréstimo de funcionários para atuar em partidos políticos e que faça retornar imediatamente quem estiver nesta condição.

Além disso, o conselheiro encaminhou para análise do pleno da Corte a sugestão de que seja instaurada tomada de contas especial para verificar o controle de efetividade no parlamento.

As determinações foram feitas a partir de representação do Ministério Público de Contas que pedira ao TCE, em agosto, uma série de medidas envolvendo o controle do trabalho de servidores da Assembleia. Geraldo da Camino, procurador-geral do MP de Contas, fez a representação depois da divulgação de reportagens de Zero Hora e da RBS TV mostrando supostas irregularidades na prestação de serviço por servidores com cargos em comissão (CCs).

Em julho, ZH publicou uma série de reportagens mostrando que a recepcionista Lídia Rosa Schons passeava com um cachorro e fazia compras no horário em que deveria estar trabalhando. Servidora efetiva da Casa, ela estava emprestada para a bancada do PDT e atuava como atendente no gabinete do então deputado Paulo Azeredo (PDT). Pela função, ganhava uma gratificação de R$ 11,2 mil.

As reportagens motivaram abertura de investigação pelo MP de Contas e Ministério Público Estadual. A pedido do MP, a Justiça cassou o pagamento da gratificação a Lídia, que se aposentou logo depois da divulgação do caso e havia incorporado 100% dos R$ 11,2 mil à aposentadoria. O processo segue tramitando.

Quanto ao pedido do MP de Contas para que a Assembleia divulgue em seu site a lotação de todos os servidores, especialmente os que atuam fora da Casa, o conselheiro sugeriu que a Casa intensifique a transparência das informações com base na Lei de Acesso à Informação.

Comentar0
Corrigir
Imprimir

Nenhum comentário: