VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

VEREADORES: A MISSÃO DOS LEGISLATIVOS

ZERO HORA 02 de janeiro de 2013 | N° 17300

EDITORIAIS

A MISSÃO DOS LEGISLATIVOS

As câmaras de vereadores renovadas, que também iniciam suas atividades nesta semana, estão mais uma vez diante de um desafio não enfrentado em muitos municípios. É preciso que os legislativos estejam sintonizados com os novos tempos de moralização das instituições, para melhor exercer seu papel fiscalizador e formulador de políticas públicas. Para tanto, terão de se adaptar a posturas que substituam práticas desabonadoras dos parlamentos municipais, como a dedicação da maior parte de seu tempo e de sua energia a propostas de homenagens e denominação de logradouros.

O caso de Porto Alegre é exemplar. Na Câmara da Capital, que renovou 17 das 36 cadeiras, 60% dos projetos de iniciativa dos vereadores, aprovados no ano recém-terminado, trataram de concessões de homenagens, troféus e diplomas, denominação de ruas e praças e fixação de datas comemorativas, temas de pouca relevância para a maioria da população. Que sentido há na manutenção de uma estrutura cara e pesada, como são os legislativos das grandes e médias cidades, se seus integrantes se dedicam prioritariamente à troca de gentilezas e à exaltação de efemérides e a bajulações?

Certamente tais iniciativas fazem parte das atribuições parlamentares, mas há bem mais o que fazer, e as Câmaras brasileiras têm no que se inspirar. São valiosas as referências de legislativos gaúchos cujos integrantes mantêm fortes vínculos com suas comunidades e reafirmam assim uma regra de localidades de países desenvolvidos, em especial os europeus. Nessas cidades, formam-se consensos em torno de questões de fato relevantes.

As câmaras existem para fiscalizar e criar leis, que tratem de questões amplas e essenciais, como saúde e educação, e temas diretamente relacionados com a urbanização, como o plano diretor e suas questões específicas, entre as quais a poluição visual. As novas legislaturas criam uma oportunidade para a abordagem de tais temas e também para a eliminação de hábitos condenáveis, como as farras das diárias, muitas vezes relacionadas a atitudes delituosas. As comunidades almejam que as mudanças de 2013 não se restrinjam a nomes e à composição das câmaras e sejam capazes também de assegurar maior efetividade aos atos dos nossos parlamentos.

Nenhum comentário: