VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

AUSÊNCIA DE PROPOSTAS INQUIETA BASE DE SARTORI


ZERO HORA 26 de fevereiro de 2015 | N° 18085



POLÍTICA + | Juliano Rodrigues



Apesar da situação de urgência das finanças do Estado e de problemas em áreas essenciais, como saúde, educação e segurança pública, o governo Sartori se resume, após quase dois meses da posse, a apenas um decreto de corte de gastos, publicado em janeiro, e não dá sinais de que apresentará propostas a curto prazo.

A primeira medida tomada, na avaliação do Piratini, já surtiu efeito e garantiu o pagamento em dia dos funcionários públicos em janeiro e fevereiro. Porém, além da dificuldade de materializar em outras propostas as inúmeras reuniões entre os integrantes do núcleo de governo – a nova administração ainda não apresentou sequer um projeto na Assembleia –, o Piratini também começa a enfrentar problemas com a sua base no Legislativo e com as corporações.

A nota emitida pela Ajuris na terça-feira, na qual o presidente Eugênio Terra cobrou do governo propostas e o fim do discurso de pessimismo, não foi respondida nem pelo Piratini, nem por deputados da base.

Na sessão de ontem, à exceção de discursos de Marcel van Hattem, do PP, e de Gabriel Souza, do PMDB, os parlamentares da oposição tomaram conta da tribuna para criticar o início da nova gestão. Stela Farias (PT) apresentou uma tabela que mostra Sartori no último lugar em um ranking de projetos protocolados pelos últimos cinco governadores nos primeiros meses de governo, período em que costumam apresentar propostas.

A ausência de réplica ao forte discurso da Ajuris, reforçado pela oposição, também indica a dificuldade que os deputados da base estão enfrentando para contrapor as críticas com argumentos relevantes e um olhar para o futuro do Estado. O pedetista Enio Bacci afirmou que não defenderia o governo por não dispor das informações necessárias para isso. A morosidade na articulação entre Piratini e Assembleia também é criticada por outros deputados.

Para orientar a base, o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, iniciou ontem uma rodada de reuniões com as bancadas de situação para mostrar os números das finanças do Estado.



DÍVIDA QUITADA

Anunciadas pelo governador Tarso Genro em dezembro, as promoções de 4,4 mil professores começaram a ser pagas pela Secretaria Estadual da Fazenda ontem. As vantagens dizem respeito ao período entre 2008 e 2013 e custarão R$ 13 milhões ao longo de 2015.

O pagamento das promoções entra na conta do crescimento vegetativo da folha do funcionalismo público. Segundo a Fazenda, mesmo que o governo não dê aumento a nenhuma categoria em 2015, o custo com os ativos e inativos crescerá 14,3% até dezembro.



GUINADA DIGITAL




Sem muita intimidade com este tipo de tecnologia, o governador José Ivo Sartori pediu ajuda à equipe de comunicação do governo para incluir no seu cotidiano o uso das redes sociais. Ontem, fez a primeira postagem em uma conta criada pelo time de mídias sociais. A mensagem no Twitter tem o endereço para um vídeo no Facebook, gravado no Piratini (foto).

– Vocês vão entender que tenho que aprender muito com essas novas ferramentas – brinca Sartori na gravação.

Em um primeiro momento, o governador pretende que assessores publiquem as mensagens a partir de orientações suas. Aos poucos, quer se arriscar a fazer isso sozinho.

O peemedebista festejou ontem o aniversário de 67 anos em uma confraternização com funcionários do Piratini, amigos e políticos. À noite, jantaria com a família em um restaurante da Capital.



CENTRAL NA OEA

A presidente da Associação dos Defensores Públicos do RS, Marta Beatriz Tedesco, entregará à Organização dos Estados Americanos (OEA) petição relatando o não cumprimento de medida cautelar que pede o desafogamento do Presídio Central.

Em janeiro de 2013, a Comissão de Direitos Humanos da OEA pediu providências quanto à superlotação, mas ainda não foi atendida.



A COLUNA ERROU


O vereador Cássio Trogildo (PTB) não foi condenado por abuso de poder político e econômico em duas instâncias, como dissemos ontem. Trogildo foi absolvido em primeira instância, mas condenado pelo pleno do TRE-RS. Ele está no cargo amparado por liminar do TSE.



ALIÁS

Redigido há duas semanas, o decreto que altera os orçamentos de secretarias ainda não foi assinado pelo governador José Ivo Sartori.

Nenhum comentário: