VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

DISCURSO GENÉRICO

ZERO HORA coluna Política+  04/02/2015 | 06h13

por Rosane de Oliveira




Perdeu o governador José Ivo Sartori mais uma oportunidade de dizer a que veio. Ao entregar pessoalmente a mensagem anual ao Legislativo e usar a prerrogativa de discursar no plenário, Sartori poderia ter feito uma manifestação histórica e indicado com clareza o caminho que pretende seguir, mas preferiu ficar na superfície. Pior, classificou as medidas que estão sendo estudadas por sua equipe como mera especulação.

No discurso, que proferiu diante de uma plateia desatenta, Sartori falou da crise, mas não avançou em relação ao que já se conhece do diagnóstico.

– A situação das finanças públicas não está no limite. Ela passou do limite – discursou, acrescentando que buscará o equilíbrio financeiro, não como um fim em si mesmo, mas como condição para ampliar os investimentos na área social.


Em uma espécie de vacina contra as críticas que receberá do PT, Sartori invocou a presidente Dilma Rousseff, que "está ajustando as contas para garantir os programas sociais". Sem dizer o que fará, acenou com "um novo ciclo de desenvolvimento sustentável".

O documento entregue à Assembleia traz, como a coluna adiantou, uma radiografia da situação financeira do Estado, com tabelas que mostram a deterioração das contas ao longo dos últimos anos. Não avança, porém, nas medidas que serão anunciadas depois do Carnaval.

A breve entrevista que concedeu foi um festival de generalidades: Sartori defendeu um Estado que funcione, que preste um bom serviço público à sociedade, gestão, qualificação para o trabalho, elaboração de propostas e do plano de governo.

O que virá a seguir ficou nas entrelinhas:

– Vai chegar um momento em que inclusive teremos de escolher prioridades para poder investir naquilo que é essencial e fundamental e naquilo que se pode fazer.



Discurso na Assembleia

Sartori diz que contas públicas "passaram do limite". Governador pediu solidariedade aos demais poderes para enfrentar o déficit de R$ 5,4 bilhões previsto para este ano

por Cleidi Pereira



Foto: Diego Vara / Agencia RBS

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, o governador José Ivo Sartori (PMDB) pediu solidariedade aos demais poderes para enfrentar o déficit de R$ 5,4 bilhões previsto para este ano.

O discurso do peemedebista, que durou 12 minutos, ocorreu na sessão especial de abertura do ano legislativo. Sartori afirmou que a situação das finanças públicas gaúchas "não está no limite", mas, sim, "passou do limite". E convidou a oposição a ir ao Piratini para dialogar.


— Somos todos um mesmo Estado, um mesmo time, uma mesma família e um mesmo caixa único. Só que hoje, no desenho das nossas relações entre poderes e sociedade, e a sociedade quem mais sai no prejuízo — disse.


Cumprindo o rito previsto na Constituição, Sartori entregou uma mensagem ao parlamento focada na situação das finanças do Estado. O documento possui 113 páginas, sendo 49 delas dedicas à análise da situação econômica do Rio Grande do Sul.

Questionado sobre as medidas que serão adotadas para minimizar o déficit, o governador evitou entrar em detalhes. Disse apenas que ações estão em estudo e que há muita "especulação".

Há pouco mais de um mês do cargo, Sartori decidiu reduzir o número de secretarias de 27 para 19, por meio de um projeto encaminhado no fim do ano passado, e suspendeu por 180 dias o pagamento de dívidas com fornecedores deixadas pela seu antecessor.
Antes do discurso no plenário, o chefe do Executivo foi recebido pelo presidente da Assembleia, Edson Brum (PMDB).

Nenhum comentário: