VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

HORA DE PENSAR NO PAÍS




ZERO HORA 02 de fevereiro de 2015 


EDITORIAL



Com uma estratégia desastrada de articulação, o governo possibilitou a eleição de um aliado ressentido para a presidência da Câmara, mas o país não pode ser punido por isso. A escolha do peemedebista Eduardo Cunha é encarada pela oposição como a possibilidade concreta de finalmente livrar o Congresso da submissão ao governo. Para os governistas, a derrota é o confronto com a infidelidade de parte das próprias bases e o fim do controle quase absoluto de aliados no Congresso. Para a população, o que importa é o aperfeiçoamento das relações entre o governo e o parlamento.

Até agora, não há sinais de que isso seja provável, mesmo que, logo depois de eleito, o novo presidente tenha dito que uma das suas missões é a de assegurar a governabilidade. O deputado fazia referência às especulações de que, após os ataques de aliados do Planalto durante a campanha, poderia conspirar contra os interesses do Executivo de forma sistemática. Disse o senhor Eduardo Cunha que não guarda mágoas dos governistas e que não marcará sua atuação como oposicionista ou situacionista, mas pelo bom senso.

É o que terá de prevalecer na sua gestão, se o próprio eleito deseja reverter expectativas criadas por um histórico de decisões impulsivas, sempre prontas a afrontar consensos estabelecidos pelo governo. A defesa dos interesses maiores da sociedade, e não dos parlamentares, dependerá do equilíbrio entre um Congresso que pretende ser independente e um governo que terá de respeitar a autonomia do Legislativo.

A grande dúvida, que ambos terão de responder da melhor forma, é o que o país ganha com a nova composição do comando da Câmara e suas consequências. Executivo e parlamento são desafiados a oferecer a melhor resposta, não a aliados ou adversários, mas aos cidadãos.

Nenhum comentário: