VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

NÃO ÀS URNAS


ZERO HORA 6 de agosto de 2014 | N° 17882. 
ARTIGO


MARIA DE NAZARETH AGRA HASSEN


Essa é uma possível chave para a compreensão dos movimentos atuais, que surgem de forma espontânea, cumprem objetivos pontuais, podendo ou não desfazer-se. A angústia provocada nos mais velhos pela falta de interlocução com um representante é compreensível, porque ainda se pensam os movimentos sociais com as ferramentas do século 20. Não só a polícia se confunde: analistas sociais têm imensas dificuldades de lidar com o ator social que tem como guia seu pensamento autônomo e livre, que ora aparece ligado a uma causa, ora a outra, dificilmente se vinculando a partido político.

Assim também o pensamento conservador, até mesmo de pessoas de esquerda, entende que o local de se manifestar é na urna, e não na rua. Porém, por estratégias eleitoreiras ou sob o argumento da governabilidade, mudanças estruturais não decorrem espontaneamente da política partidária. Daí o esvaziamento do interesse por eleições em determinadas camadas juvenis, justamente entre os mais vinculados ao seu tempo e às novas causas. Por terem deslocado o interesse das urnas para as ruas e para ações práticas, são acusados de antidemocráticos: a velha lógica binária ressoou nas mentes de analistas, pois, se não querem mudar no voto, devem querer a volta da ditadura. Nesse contexto, mesmo governos populares adquiriram blindados para jogar água, marcar manifestantes e eliminar protestos de rua.

Este século talvez seja marcado pelo fato de que mais pressão nos eleitos e menos preocupação com quem eleger é uma estratégia quando partidos se mostram confusos e pouco comprometidos ideologicamente.

Doutora em Educação – UFRGS

Nenhum comentário: