VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

QUANDO TUDO É PRIORIDADE, NADA É PRIORIDADE



JORNAL DO COMERCIO 26/08/2014


EDITORIAL


Se fosse possível criar um aplicativo com soluções viáveis para o Estado e o País, estaríamos salvos. Na propaganda política, nota-se uma tendência a priorizar o que o povo, especialmente a partir de junho de 2013, pediu nas ruas: educação, saúde, segurança e transporte público de qualidade. Porém, em um Brasil em que as demandas se acumulam por décadas e os críticos de tal situação fazem o que alguns do governo classifiquem como “terrorismo psicológico”, as demandas continuam altas. Tão altas que são chamadas de prioridades. A questão é que, no País, são tantas as prioridades, em uma ofensa à própria etimologia da palavra, que nada acaba sendo prioridade, no exato sentido do termo. É verdade que todos os governos, por mais dificuldades que tenham de reconhecer, se constroem sobre avanços realizados na vigência de administrações anteriores. Nos 20 anos do Plano Real, festejamos o avanço que ele trouxe ao País. Aliás, alguns que navegaram nas ondas do sucesso, após tentativas e planos anteriores fracassados, com uma herança que, hoje, pode custar alguns bilhões ao Tesouro, criticaram, à época, o “plano demagógico e eleitoreiro”. Evidentemente que o governo que sucedeu a Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez avanços, aprimorou a inclusão social, mas também andou em círculos e batendo nas mesmas teclas para uma música que, agora, parece bastante desafinada. Como a economia é companheira inseparável da probidade, deve-se economizar em todos os níveis da administração pública, algo fácil de falar, porém difícil de aplicar, quando há tantas “prioridades”.

Não se pode demonizar governos eleitos nem colocá-los como culpados por tantos problemas que vêm se acumulando há décadas. É que qualquer governo tem sua cota de acertos e erros. Por isso, é fundamental buscar as convergências possíveis para conferir sentido ao caminho a seguir no futuro, com boa-fé, e recusar rotulagens, como afirmou o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan. Importante é que os avanços do passado devem ser preservados, principalmente, a chamada inflação civilizada que temos há cerca de 20 anos, bem como o reestabelecimento da relação do Brasil com a comunidade internacional.

Pontos fundamentais da estabilidade econômico-financeira do País são 20 anos do regime de metas de inflação, a autonomia do Banco Central com o câmbio flutuante e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Também as privatizações, agora chamadas de concessões, antes tão criticadas, finalmente foram retomadas pelo governo atual e ao final do anterior, o que é bom.

Assim mesmo, há no Brasil uma ideia que as demandas, tanto as sociais como por infraestrutura, são tidas, todas, como intensivas ao Estado. Por isso, esse “precisa” tributar, se endividar, e, aí, criticam-se ex-ministros da Fazenda e do Banco Central. Em decorrência, o gasto público é muito alto e com composição precária em relação ao consumo e ao investimento. Os governos devem identificar quais passos podem ajudar a construir os subsequentes na solução dos problemas de Porto Alegre, do Estado e do Brasil, pois há certa urgência. Afinal e repetindo, em uma nação em que tudo é prioritário, nada acaba sendo mesmo prioritário.

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