PRESIDENTE DO SENADO. Pesquisa Ibope indica 74% pela saída de Renan
As manifestações na internet pela saída de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado traduzem a indignação da opinião pública. É o que indica uma pesquisa encomendada ao Ibope: 74% dos brasileiros, segundo o levantamento, entendem que os senadores deveriam exigir a renúncia do peemedebista do cargo de presidente do Senado e do Congresso.
No levantamento, feito entre os dias 2 e 3 de março, foram entrevistadas 1 mil pessoas por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais. A pesquisa foi encomendada pela Avaaz.org, uma organização internacional que promove campanhas virtuais usando a internet para coletar assinaturas. O grupo foi responsável, por exemplo, pelo encaminhamento de um abaixo-assinado com mais de 1,6 milhão de assinaturas pela renúncia de Renan.
Entre os entrevistados, 18% afirmam que o senador deve ser mantido no cargo, enquanto 6% não souberam responder e 2% não responderam.
Na pergunta, o Ibope lembra que há cinco anos Renan renunciou ao mesmo cargo.
“Em 2007, por causa das denúncias, os senadores interromperam as atividades no Senado e exigiram a renúncia de Renan Calheiros da presidência”, informa o instituto aos entrevistados.
Segundo a pesquisa, 63% dos entrevistados são contra a votação secreta para a eleição no Senado, enquanto 14% apoiam totalmente. Outros 19%, disseram apoiar a medida em parte.
Levantamento aponta 75% a favor de manifestação online
“A maioria dos senadores votou em Renan Calheiros para a presidência do Senado, entretanto, a votação é secreta e apenas 35 senadores admitiram terem votado em Renan Calheiros”, informa o Ibope na questão. De acordo com o instituto, 56% dos entrevistados entendem que a votação é inválida porque a maioria dos senadores não quis declarar o voto. Para 38%, a eleição é válida.
A pesquisa mostra também que 50% admitem mudar o voto se souberem que o seu senador votou em Renan. Para 18%, isso provavelmente mudaria seu voto enquanto, para 9%, provavelmente não alteraria nada. Somente 9% dos pesquisados afirmam que um voto em Renan não os faria trocar de candidato.
O levantamento ainda questionou sobre o movimento que recolheu na Avaaz mais de 1,6 milhão de assinaturas pedindo a saída de Renan. Entre os entrevistados, 75% da população diz ser favorável ao movimento.
SÃO PAULO
Alguns dados
18% dos entrevistados disseram que o presidente do Senado deve ser mantido no cargo.
63% dos eleitores pesquisados se disseram contrários à votação secreta para eleger a mesa diretora do Senado.
14% Apoiam totalmente a eleição secreta para o comando do Congresso.
50% dos participantes da pesquisa afirmaram que deixariam de votar em um senador se descobrissem que ele apoiou Renan Calheiros.
9% dos questionados na pesquisa afirmaram que votariam em um senador, ainda que ele apoiasse Renan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário