VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

segunda-feira, 18 de março de 2013

ALTOS E BAIXOS DA POLÍTICA INDUSTRIAL


ZERO HORA 18 de março de 2013 | N° 17375

PLANO DO PIRATINI

Programa lançado há um ano não conseguiu alcançar a meta de alta de 5% do PIB, mas assegurou avanços em vários setores



Lançado há um ano pelo governo Tarso com o objetivo de fomentar o crescimento de 5% do PIB em 2012, o programa Política Industrial falhou na perseguição deste desafio. Por força da seca, a economia gaúcha registrou queda de 1,8%. No entanto, especialistas avaliam como positiva a jovem experiência promovida pelo Piratini, calcada em benefícios fiscais agressivos e na dobradinha financeira liderada por Badesul e BRDE. Juntos, liberaram R$ 1,7 bilhão para obras de prefeituras e investimentos privados.

Há consenso no mercado de que o governo cometeu um equívoco ao vincular o eventual crescimento do PIB ao desempenho do programa, que precisará de pelo menos cinco anos para se consolidar. É por esse motivo que lideranças empresariais como o presidente da Fiergs, Heitor José Müller, defendem a transformação do atual modelo em instrumento de Estado, resistente à troca de governos.

O principal pilar da Política Industrial é o eixo setorial, que propôs ações para alavancar 22 nichos da economia. Avanços foram registrados nas indústrias oceânica e de celulose. No entanto, os investimentos em alta tecnologia são considerados tímidos. Diretor da Polo Agência de Desenvolvimento, Ronald Krummenauer ressalta que os parques tecnológicos devem ser privilegiados por não necessitarem de infraestrutura pesada e garantirem elevada massa salarial aos funcionários.

Em outro pilar, destaca-se a Sala do Investidor, onde o empreendedor consegue centralizar a resolução de problemas burocráticos. Porém, nenhuma outra iniciativa recebe elogios como o Novo Fundopem. O programa financia até 90% do ICMS incremental gerado por empresas recém-instaladas ou que ampliaram a produção, com carência de 60 meses e prazo de oito anos para o pagamento do imposto. Depois, com o Integrar, é possível abater até 90% das parcelas de quitação do ICMS.

– Se a guerra fiscal é essa, vamos a ela. Ou ficamos só dando discurso – avaliou o secretário de Desenvolvimento, Mauro Knijnik.

O último eixo da Política Industrial, a infraestrutura, é largamente o mais criticado. Rodovias, aeroportos, hidrovias e ferrovias são fontes permanentes de perdas econômicas.

– Levar uma saca de soja de Santa Rosa a Rio Grande é mais caro do que transportar o produto de Rio Grande a Xangai (China) – exemplificou Müller.


CARLOS ROLLSING


ENTREVISTA - “A orientação agora é focarmos em três setores”

Ivan De Pellegrin - Presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI)



Recém-empossado na presidência da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Ivan De Pellegrin é o braço direito de Mauro Knijnik na condução da Política Industrial. Ele destaca a consolidação de 80 ações desde março de 2012 e anuncia que o governo irá direcionar o foco para três dos 22 setores existentes.

Zero Hora – Há avaliações de que é excessivo abranger 22 setores no programa de Política Industrial. Esse quadro pode mudar?

Ivan De Pellegrin – A orientação que nós recebemos do secretário Mauro é para trabalharmos, a partir de agora, mais focados em três setores prioritários: indústria oceânica, agroindústria e setor automotivo. Não vamos deixar de tratar dos outros, mas vamos focar esforços nesses três.

ZH – O que significa essa priorização na prática?

Ivan – Os vários instrumentos e programas que temos vão priorizar esses três setores. Vamos fazer missões prospectivas no Exterior, priorizando a atração de investimentos nessas áreas. E precisamos converter esses esforços para apresentar o Rio Grande do Sul ao mundo em atração de investimentos.

ZH – Há opiniões de que o Estado deveria apostar mais em setores que não dependem de infraestrutura logística, como os parques tecnológicos. Qual a sua opinião?

Ivan – Temos a responsabilidade de pensar a Política Industrial para o Estado como um todo. Se colocássemos como uma diretriz essa restrição da carência de infraestrutura, nós correríamos o risco de concentrar todos os esforços na Região Metropolitana. Isso possivelmente agravaria a defasagem no desenvolvimento econômico e social, ampliando carências regionais.

ZH – Apesar de elogios à Política Industrial, o desempenho da economia foi ruim em 2012. Como o senhor avalia?

Ivan – Esse primeiro ano serviu para criarmos condições para que o Rio Grande do Sul melhor utilize suas potencialidades. Evidente que isso não depende somente do Estado, mas também de políticas federais e conjuntura internacional. Sempre estivemos muito à mercê da performance da agropecuária. Com a irrigação, estamos criando condições para ficar menos suscetíveis à estiagem. O Rio Grande do Sul deverá crescer em ritmo superior ao nacional em 2013.

Nenhum comentário: