VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

DILMA INAUGURA EM CUBA PORTO FINANCIADO PELO BNDES

REVISTA VEJA 27/01/2014 - 10:13

Viagem internacional

Dilma inaugura em Cuba porto financiado pelo BNDES. Presidente chegou ao país no domingo à tarde e participará nesta semana da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos



Grande parte das obras do porto vieram de dinheiro brasileiro, do BNDES ( Roberto Stuckert Filho/PR/Divulgação)

A presidente Dilma Rousseff inaugura nesta segunda-feira as obras de modernização do Puerto de Mariel, em Cuba, juntamente com Raúl Castro. A maior parte da obra foi bancada pelo Brasil, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O banco de fomento financiou 682 milhões de dólares do projeto nos últimos três anos, cerca de dois terços do valor total estimado para o porto (957 milhões de dólares). O dinheiro é bem maior do que o aplicado em terminais brasileiros em 2013 e a execução das obras é feita pela Odebrecht.

Dilma desembarcou em Havana domingo à tarde para participar da II Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), onde se espera a participação da maior parte dos presidentes latino-americanos e caribenhos. A presidente foi recebida pelo ministro do Comércio Exterior da ilha, Rodrigo Malmierca.

Segundo reportagem de VEJA no início de janeiro, a única garantia exigida pelo empréstimo foi a abertura de uma conta em uma agência do Banco do Brasil nos Estados Unidos. Cuba se comprometeu a manter um saldo equivalente a três parcelas do pagamento da dívida com o banco de fomento. Mas, os termos do contrato, classificado como secreto pelo governo, não são conhecidos e não se sabe até que ponto esse dinheiro representa alguma garantia de pagamento ao país. O risco de calote permanece.

Estratégia - Questionado sobre os benefícios para o país dos empréstimos do BNDES ao governo cubano, em setembro do ano passado, o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, disse que Cuba está em fase de transição rumo a uma economia de mercado e que, quando isso acontecer, o Brasil poderá se beneficiar do apoio que hoje oferece à ilha.

Em matéria publicada na revista VEJA

(com agência EFE)

Um comentário:

Danesi disse...

BNDS, significa Banco Nacional de Desenvolvimento Social e pertence ao trabalhador e contribuinte brasileiro e como tal, deveria financiar obras aqui no Brasil ao povo que o sustenta, não em outras nações, pois não é nenhum BIRD, Banco Mundial ou FMI. Mas o que mais intriga é por quê de não haver regras claras para o multimilionário empréstimo ao país da família Castro. Lembremos que o Brasil é o campeão mundial em perdão a países devedores. O PT e seus, seus dirigentes e seus aliados devem prestar contas ao povo brasileiro por tamanha irresponsabilidade e por suas farras com o dinheiro público brasileiro. Nossa sociedade e suas forças vivas, a começar por cada trabalhador e contribuinte,devem cobrar isso.