VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

sábado, 18 de janeiro de 2014

NOVA PESQUISA INDICA TAXA DE DESEMPREGO MAIS ALTA

ZERO HORA 18 de janeiro de 2014 | N° 17677

CAINDO NA REAL

Nova pesquisa indica taxa de desemprego mais alta

IBGE adota cálculo mais abrangente, o que inclui mais regiões e mostra uma realidade distinta no Brasil



Para entender como está o mercado de trabalho em todo o país, não apenas nas regiões metropolitanas de algumas capitais, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou mudanças na maneira de calcular os índices de desemprego no país. A nova metodologia, no entanto, pode, sem querer, derrubar o último troféu na prateleira econômica do governo.

O baixo índice de desemprego é considerado a principal conquista do Planalto. Com a economia do país andando a passos de tartaruga e a inflação correndo na velocidade de uma lebre, a melhora no mercado de trabalho seria o maior trunfo de Dilma em ano de eleições.

Sai de cena a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) tradicional, bastante restritas, e entra a Pnad Contínua, realizada em 3,5 mil municípios, incluindo zonas rurais e regiões Norte e Centro-Oeste, onde o mercado de trabalho costuma ser bem menos desenvolvido.

Com a abrangência maior da pesquisa, economistas dão como certo que as taxas de desemprego, a partir de agora, serão mais altas. Os primeiros resultados da nova Pnad Contínua indicam que o desemprego no país ficou em 7,4% no segundo trimestre de 2013, dados mais recentes. Na PME, o índice, a desocupação havia ficado em 6% no mesmo período.

– A mudança de metodologia encerra de vez aquela história de pleno emprego. Ao levar em conta cidades no interior, certamente teremos índices de desemprego acima de 5%. O que não estraga outras conquistas recentes, como aumento de renda e no número de empregos formais – afirma Anselmo Santos, professor da Universidade de Campinas e ligado ao Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho.

Examinada por regiões, a pesquisa mostra um país com diferentes realidades. A Pnad Contínua mostra uma situação muito melhor nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto Norte e Nordeste ficam com as taxas mais altas. De acordo com o economista Fernando de Holanda Barbosa Filho, da Fundação Getulio Vargas (FGV), o fato de o comércio e os serviços, principais setores empregadores no país, ainda não serem tão desenvolvidos no Norte e no Nordeste pode dificultar a população desses lugares na busca por um trabalho.


Nenhum comentário: