VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

ELEIÇÕES VIGIADAS

 
ZERO HORA 02 de outubro de 2012 | N° 17210

Reforço policial para conter clima acirrado. BM aumentará efetivo a fim de garantir segurança em nove municípios

FERNANDA DA COSTA

Eleitores de pelo menos nove cidades do Estado convivem com ameaças e tensão desde o início da campanha eleitoral. O clima quente é, na maioria dos casos, resultado de disputas polarizadas em que a violência é tida como aliada eleitoral.

Em algumas cidades, até comícios e carreatas foram proibidos. Para conter os ânimos, a Brigada Militar reforçou o efetivo e montou uma força-tarefa, que só terminará após a festa da vitória no próximo domingo.

De acordo com a BM, 14 municípios tiveram problemas de segurança relacionados à disputa eleitoral. Os casos mais preocupantes são nas cidades de Machadinho, Tupanci do Sul, São José do Ouro, Maximiliano de Almeida, Cacique Doble, Barracão, Pinhal da Serra, Santo Expedito do Sul e Bom Jesus.

O problema mais recente na região ocorreu ontem, em Planalto. Suspeitas de ameaçarem eleitores, quatro pessoas foram presas na Operação Voto Limpo, realizada por volta das 6h. A delegada Aline Dequi Palma explica que a Polícia Civil investigava o quarteto há cerca de três semanas:

– Eles teriam aliciado eleitores, até usando armas de fogo, para que colocassem adesivos nos carros.

Em Constantina, no Norte, um assassinato supostamente motivado por divergências eleitorais causou comoção. Claudir Soares, 23 anos, morreu após ser baleado em uma briga entre militantes na sexta-feira à noite.

– Reforçamos o policiamento para evitar enfrentamentos – afirma o coronel Sérgio Roberto de Abreu, comandante-geral da Brigada Militar.

A juíza Solange Moraes, da 146ª Zona Eleitoral, de Constantina, diz que duas coligações que disputam a prefeitura assinaram um acordo para não realizar eventos que envolvam aglomeração de pessoas.



Prisões por porte ilegal de armas

Para os nove municípios, a BM destacou 18 policiais de Sananduva e Vacaria, que foram divididos em três equipes para ações preventivas, como patrulhamento e abordagens.

Durante as ações no período eleitoral, oito pessoas foram presas em flagrante por porte ilegal de arma de fogo nos municípios de Machadinho, Maximiliano de Almeida, Tupanci do Sul, São José do Ouro e Ibiaçá.

Para o cientista político Hermílio Santos, as disputas eleitorais são mais acirradas em municípios pequenos porque a prefeitura exerce uma função muito importante.

– O Poder Executivo é, muitas vezes, o empregador e comprador, o que afeta a comunidade e a economia das cidades menores – observa Santos.

Nenhum comentário: