VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

FICHA SUJA: CANDIDATOS BARRADOS VÃO ÀS URNAS

ZERO HORA 03 de outubro de 2012 | N° 17211

Votos destinados a políticos com registros negados que pretendem reverter situação na Justiça podem se tornar inúteis


JULIANA BUBLITZ



De 17 candidatos a prefeito barrados pela Lei da Ficha Limpa no Rio Grande do Sul, 10 terão seus nomes e suas fotos nas urnas no dia da votação. Trata-se de políticos cujos registros foram negados, mas que tentam reverter a situação na Justiça. Na prática, dependendo do desfecho, os votos que receberem podem se tornar inúteis.

Ao todo, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o número de postulantes considerados “ficha suja” chega a 63 no Estado, incluindo aspirantes a prefeito, vice e vereador. O TRE não sabe quantos seguem em campanha, mas estima-se que seja a maioria.

Enquanto não sair uma decisão final, eles continuam aptos. Por conta disso, terão os nomes e as fotos nas urnas. Como os equipamentos já estão programados, não há mais tempo hábil para alterações, mesmo que algum deles decida colocar outra pessoa em seu lugar na última hora.

A estratégia, aliás, não é nova. Foi usada em 2008 e pode se repetir. Naquele ano, Daniel Bordignon (PT) concorria à prefeitura de Gravataí e foi substituído aos 45 do segundo tempo. Os votos foram para ele, mas quem se elegeu foi Rita Sanco (PT). É possível que os eleitores de Novo Hamburgo vivam algo parecido este ano. Para evitar problemas, Tarcísio Zimmermann (PT) cogita ceder lugar ao deputado estadual Luis Lauermann (PT) nos próximos dias (leia mais abaixo).

O possível recuo tem explicação. Até que o cenário se defina, os candidatos em guerra judicial não podem ser diplomados se eleitos. No fim da tarde de domingo, quando começar a contagem, eles terão os nomes zerados.

– Só vamos divulgar os resultados desses candidatos depois da totalização – diz o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Daniel Wobeto.

E o que acontece depois? Segundo o promotor Rodrigo Zilio, do gabinete de assessoramento eleitoral do Ministério Público, algo que os eleitores deveriam saber de antemão: se as candidaturas em questão forem impugnadas em definitivo, seus votos não terão serventia alguma.

– A opção é do eleitor. Mas, se optar por votar nesses candidatos, deve estar ciente disso – alerta o promotor.

Caso um concorrente impugnado vença, ele não poderá assumir. No seu lugar, em 1º de janeiro, ficará o presidente da Câmara. Se, já no exercício do mandato, a impugnação for mantida, ocorrerá nova eleição quando o candidato a prefeito tiver obtido mais de 50% dos votos válidos. Caso não tenha atingido esse índice, assume o segundo colocado.

O placar dos impedidos pela Lei da Ficha Limpa no Rio Grande do Sul:

63 candidaturas
39 candidatos a vereador
17 candidatos a prefeito
7 candidatos a vice-prefeito


Impedidos. Candidatos a prefeito que estarão nas urnas domingo:*

Ademir Carlos Ruviaro (PMDB)
Município: Faxinal do Soturno
Daniel Bordignon (PT)
Município: Gravataí
Dino Giaretta (PT)
Município: Getúlio Vargas
Heitor Lermen (PT)
Município: Montenegro
Lauri Bottega (PMDB)
Município: Tucunduva
Luiz Fernando Leivas (PT)
Município: Pinheiro Machado
Osvaldo Gomes (PMDB)
Município: Passo Fundo
Tarcisio João Zimmermann (PT)
Município: Novo Hamburgo
Valério Lawall (PP)
Município: Novo Cabrais
Valserina Gassen (PMDB)
Município: São João do Polêsine
Fonte: * Levantamento feito com base em listagem fornecida pelo TRE-RS e consulta no site do TSE

Nenhum comentário: