VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quinta-feira, 13 de março de 2014

UM CC POR DIA


Governadores nomeiam um funcionário comissionado por dia. Pesquisa do IBGE revela que no ano passado foram contratadas 10.386 pessoas a mais se comparado com 2012

CÁSSIO BRUNO
O GLOBO
Atualizado:13/03/14 - 11h08




RIO - Pelo menos um cargo comissionado, sem concurso público e boa parte por indicação política, é criado a cada dia por governadores no país. É o que revela a Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) 2013, divulgada nesta quinta-feira, no Rio, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Só no ano passado, foram contratadas 10.386 pessoas a mais para a função se comparado com 2012, média de 29 novos postos deste tipo de trabalho por dia. O crescimento é de 9,9%.

Em 2013, dos 3.120.599 funcionários das administrações estaduais nomeados de forma direta e indireta, 115.589 aparecem como comissionados. No ano anterior, eram 3.128.923 contratados, sendo 105.203 comissionados. No total, 17 estados tiveram aumento no número de contratos em comissão proporcionalmente ao número de servidores em geral, incluindo ainda estatutários, Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e estagiários. O IBGE, no entanto, não calculou o quanto é gasto pela máquina pública estadual.

O governo do Amapá foi o campeão. Segundo o IBGE, o crescimento neste estado foi de 199,9%, passando de 1.752 para 5.254 comissionados. O Ceará ficou em segundo lugar, com 115,7%, indo de 750 para 1.618. Em terceiro, aparece São Paulo com 90,1%. No ano passado, os comissionados no governo paulista chegaram a 14.731. Em 2012, foram 7.747.

- Isso é o reflexo claro das eleições de outubro deste ano. As contratações, em sua maioria, são para atender aliados políticos com o objetivo de reeleger o governador ou o seu sucessor - ressalta David Fleischer, professor de Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UnB).

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Onde estão os Tribunais de Contas e as Assembleias legislativas que deveriam fiscalizar os atos do Executivo, combatendo as imoralidades e ilegalidades dos cargos comissionados, já que estes deveriam ser limitados e apenas para cargos de direção e assessoramento direto. É uma fraude contra o concurso público.

Nenhum comentário: