VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CARA DE PALHAÇO

ZERO HORA 05 de fevereiro de 2014 | N° 17695


PAULO SANT’ANA



Que dizer mais dessa greve em que 8 mil motoristas e cobradores decidiram parar o serviço, deixando a população desassistida, enquanto os representantes dos grevistas tentam engrupir a Justiça do Trabalho, ora aceitando um acordo, no dia seguinte recusando-o, num senta-levanta que seria humorístico se não implicasse o sacrifício e aflição de 1 milhão de passageiros deixados à deriva pelo movimento grevista.

*

Eu adverti que a multa para o sindicato, inicialmente de R$ 100 mil, de nada adiantaria. Depois, a multa, ao que parece, passou para R$ 500 mil e o sindicato nem se coça, sabe que nunca pagará essa falácia.

*

Agora descobri por que a greve dos ônibus em POA se dá em fevereiro: para que os grevistas possam aproveitar o verão com todos os dias parados percebidos, sem nenhum gravame em seus ganhos ou direitos.

Assim até eu entro em greve.

*

Tem um samba do Miltinho que retrata bem o papel dos porto-alegrenses que precisam dos ônibus diante dessa greve:

Cara de palhaço

Pinta de palhaço

Roupa de palhaço

Foi este meu amargo fim.

Cara de palhaço

Pinta de palhaço

Roupa de palhaço

Foi o que arranjei pra mim.

*

É uma greve-comédia, repito. Os grevistas deixaram 1 milhão de passageiros da agonia nos arrabaldes recônditos, sem transporte, sem mobilidade, inertes, entre velhos e crianças, doentes, trabalhadores, todos atirados à mercê do humor de meia dúzia de sacripantas que dizem representar os paredistas.

Eles veraneando e a população quarando nas paradas de lotações que nunca têm vagas.

Uma greve justa contra uma população injustiçada.

*

Muitas pessoas, entre elas o Nílson Souza aqui do meu lado, me perguntam como terminará essa greve.

É fácil responder, lá pelo 15º dia de greve, ou 30º dia, chegarão finalmente a um acordo de volta ao trabalho. Os grevistas sem nenhum dia descontado de seus salários, os sindicatos sem sofrer qualquer multa de araque divulgada, os grevistas com salários e vantagens aumentados.

É assim que vai terminar. Ia me esquecendo: mas e os passageiros da agonia como restarão? É simples:

Cara de palhaço

Pinta de palhaço

Roupa de palhaço

Foi este meu amargo fim...


Nenhum comentário: