VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

sábado, 12 de março de 2011

MENSALÃO DO DEM - NOVOS VÍDEOS PODEM SER REVELADOS

VÍDEOS INÉDITOS. Durval Barbosa, delator do mensalão do DEM, teria gravações que mostrariam ex-secretária de Administração cheirando dinheiro - 11/03/2011 às 23h24m - Jailton de Carvalho - O GLOBO, 11/03/2011

BRASÍLIA - Depois de devastar a administração do ex-governador José Roberto Arruda ano passado e pôr em xeque a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), a coleção de vídeos gravados por Durval Barbosa, delator do mensalão do DEM, voltou a assombrar os meios políticos de Brasília. Longe de se esgotar, a filmoteca tem pelo menos mais nove vídeos inéditos. Num desses filmetes, ainda não divulgados, a ex-secretária de Administração Cecília Landim apareceria cheirando notas de um pacote de dinheiro que teria recebido de Barbosa.

- Huuummm... novinho - teria dito a ex-secretária, segundo um integrante do restrito círculo de pessoas que tiveram acesso ao vídeo.

Ex-chefe de gabinete de Roriz também foi gravado

Cecília foi secretária de Administração durante a última gestão do ex-governador Joaquim Roriz. Com o fim do mandato do ex-governador, a ex-secretária se filiou ao PSB, a convite do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), para se candidatar a deputada distrital. Mas depois desistiu da carreira política. Segundo uma das pessoas que tiveram acesso à vasta filmografia de Barbosa, o ex-secretário de Relações Institucionais do governo Arruda gravou também vídeos com a deputada distrital Celina Leão (PMN), ex-chefe de gabinete de Jaqueline, e com o advogado Valério Neves, ex-chefe de gabinete de Roriz, entre outros.

Neves seria um dos mais assíduos frequentadores do gabinete de Barbosa. Durante o governo Roriz, Barbosa presidiu a Companhia de Desenvolvimento do Distrito Federal (Codeplan). No governo Arruda, que assumiu a vaga de Roriz, Durval foi promovido a secretário de Relações Institucionais. Procurado pelo GLOBO, Neves confirmou que teve encontros com Barbosa, mas disse não se recordar se recebeu dinheiro do ex-secretário. Em depoimentos ao Ministério Público, Barbosa disse que distribuiu dinheiro nos governos Arruda e Roriz.

- Tive reuniões com ele (Barbosa). Mas poucas vezes. Que eu me lembre, ele não me dava nada - disse.

Na filmoteca, estão também cenas de um encontro entre Barbosa e o atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). Os dois se reuniram em 2009, por intermédio do jornalista Edimilson Edson dos Santos, o Sombra. Meses antes de delatar o mensalão, Barbosa mostrou a coleção de vídeos a Agnelo, então pré-candidato do PT ao governo do DF. O ex-secretário estava isolado no governo Arruda e queria uma ajuda de Agnelo. O atual governador viu os filmes, mas cruzou os braços. Segundo interlocutores de Barbosa, não ajudou o ex-secretário nem denunciou os casos de corrupção sobre os quais foi informado.

A Secretaria de Comunicação confirmou que o governador viu vídeos exibidos por Barbosa. Ele só não teria tomado providências porque não tinha certeza da autenticidade das gravações. Agnelo só abordou o assunto publicamente durante a campanha do ano passado, quando estava sendo pressionado por boatos de que também havia sido filmado por Barbosa. "Em janeiro de 2010, Agnelo contou à imprensa que tinha sido levado ao gabinete de Durval, onde lhe foram exibidas algumas imagens, as quais não tinha prova alguma da autenticidade, se eram editadas ou montadas. Avaliou que no caso cabia trabalho policial isento e não o uso político da situação", diz a Secom.

Procuradas pelo GLOBO, Cecília Landim e Celina Leão não foram localizadas. Segundo uma auxiliar de Rollemberg, Cecília se desfiliou do PSB ano passado. Celina estaria em Fortaleza e, segundo um assessor, não atendia as ligações. Os rumores sobre a existência de vídeos inéditos de Barbosa provocaram intensa movimentação em Brasília ao longo da semana. O ex-secretário foi novamente chamado para depor. O Ministério Público quer saber se Barbosa tem novos vídeos, que não foram repassados à Polícia Federal na primeira fase das investigações sobre o mensalão do DEM.

Nenhum comentário: