VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

COTADOS PARA O SECRETARIADO DE SARTORI



ZERO HORA 03/12/2014 | 04h01


Rosane de Oliveira: quem são os cotados para o secretariado de Sartori. Governador eleito faz os primeiros convites para preencher cargos do futuro governo. Equipe completa poderá ser anunciada no próximo dia 15



por Rosane de Oliveira


Com o convite ao PDT para ocupar a Secretaria da Educação e mais outras duas pastas, o governador eleito José Ivo Sartori deu início ao preenchimento dos espaços em branco no organograma do futuro governo. Discretamente, Sartori está ouvindo empresários, líderes políticos e conselheiros, mas sem abrir o jogo sobre como pretende montar a equipe. Nem mesmo a estrutura do governo está definida: o esboço prevê fusões e desmembramentos, mas o martelo só será batido perto do dia 15, quando ele pretende anunciar a equipe completa.

Para a Secretaria da Segurança, o mais provável é que seja indicado um delegado da Polícia Federal. Sartori gostaria de trazer o secretário do Rio, o gaúcho José Mariano Beltrame. Como Beltrame está comprometido com o governador Luiz Fernando Pezão, deverá ajudar a identificar alguém nos quadros da PF.

O número de secretarias deverá ser levemente inferior ao do atual governo, que tem 29 cargos com status de secretário. Estuda-se a possibilidade de desmembrar a Secretaria de Infraestrutura em duas – Transporte e Minas e Energia. Para compensar esse acréscimo, haverá cortes e fusões. Está em discussão a união da Justiça com a Segurança e da Agricultura com o Desenvolvimento Rural. As secretarias do Conselhão e da Economia Solidária devem ser extintas e a do Gabinete dos Prefeitos pode ser incorporada à Casa Civil.

Mesmo com uma bancada de apenas três deputados, o PSB será valorizado porque esteve com Sartori desde o início, quando sua candidatura era considerada sem futuro. O peemedebista já disse que o deputado federal Beto Albuquerque só não será secretário se não quiser. O PSB deve ganhar três secretarias, como os partidos maiores.



Veja abaixo os nomes cotados para algumas das principais secretarias do governo José Ivo Sartori


Segurança
Uma das áreas mais sensíveis do governo, deve ser entregue a um delegado da Polícia Federal. Sartori sondou o secretário do Rio, José Mariano Beltrame, mas ele está disposto a continuar no governo de Luiz Fernando Pezão.

Fazenda
Será escolha pessoal do governador. Mais do que o nome, é preciso saber o perfil. A tendência é indicar um secretário político, para fazer as articulações que resultem em aumento de receita, e deixar a gestão do dia a dia com um técnico.

Casa Civil
O nome depende do perfil que Sartori quiser dar à secretaria. Se a opção for por fazer a articulação política, Márcio Biolchi e Ibsen Pinheiro são os mais cotados. Como Ibsen poderá ser o presidente do PMDB, crescem as chances de Biolchi. Se for mais operacional, o nome mais forte é o de Carlos Búrigo, cotado para a Secretaria-Geral e para a Chefia de Gabinete.

Educação
Vieira da Cunha (PDT) foi convidado, a executiva do partido aprovou a participação no governo, mas ainda depende do aval do diretório estadual.

Cultura
O secretário será uma pessoa do meio cultural. O mais cotado é o cantor Victor Hugo, subsecretário da Cultura no governo Rigotto. Outra opção é o ex-vice-governador Antônio Hohlfeldt, mas ele está focado na atividade acadêmica.

Justiça
Não está descartada a possibilidade de fusão com a Secretaria da Segurança. Se continuar com a estrutura atual, mais focada em direitos humanos, será oferecida a um dos aliados.

Saúde
A tendência é a indicação de um técnico. O desejo de Sartori seria o médico Fernando Lucchese. Outro nome é o médico Alberto Beltrame, superintendente do Instituto de Cardiologia, ex-secretário nacional de Atenção à Saúde. Se a opção for política, o mais cotado é o deputado Pedro Westphalen.

Habitação e saneamento
O deputado Giovani Feltes (PMDB) é a opção número 1.

Infraestrutura
Deve ser desmembrada em Transportes e Minas e Energia. Em princípio, o PMDB ficaria com os Transportes e o atual vice-governador, Beto Grill, com Minas e Energia.

Esportes
Primeiro suplente do PDT na Câmara, Washington Coração Valente poderá ser o secretário se nenhum deputado federal for chamado para o primeiro escalão.

Turismo
Está aberta à indicação de partidos. A ideia de fusão com outra área perdeu força diante da exigência do setor de ter uma secretaria.

Agricultura
O candidato natural é o deputado Ernani Polo, mas seu partido, o PP, discorda da existência de uma pasta para o agronegócio e outra para a agricultura familiar. No plano de governo de Ana Amélia, as duas secretarias seriam unidas.

Desenvolvimento rural
Se não se fundir com a Agricultura, como quer o PP, será destinada ao PSB. O deputado Heitor Schuch é o mais citado.

Políticas para as mulheres
Se mantiver o status de secretaria, pode ficar com Regina Perondi ou ser oferecida a um dos partidos aliados.

Trabalho
Dois partidos têm interesse na vaga: PSB e PSD. Os socialistas querem a vaga para Miki Breier.

Desenvolvimento
O deputado Lucas Redecker (PSDB) é o favorito. Outra opção é Simone Leite, que concorreu ao Senado pelo PP.

Meio ambiente
Será uma secretaria valorizada no governo Sartori. Claudio Dilda, secretário em Porto Alegre, é o nome mais citado, caso a opção seja por uma pessoa da área. Outro nome cotado é Ana Pellini.

Ciência e tecnologia
Será ocupada por um técnico, como no atual governo.

Nenhum comentário: