VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

SARTORI ASSUME GOVERNO DO RS COM BANCADA MAIOR

ZERO HORA 31/12/2014 | 06h04

Sartori assume com a segunda maior bancada desde a redemocratização. Peemedebista chega com uma base formada por 34 dos 55 deputados estaduais, vantagem essencial para aprovar seus projetos de gestão

por Juliana Bublitz



Base do novo governador pode chegar a 41 cadeiras na AL caso seja confirmada a adesão de mais três partidos Foto: Jonas Ramos / Agencia RBS


O governador eleito José Ivo Sartori (PMDB) tomará posse, na tarde desta quinta-feira, em Porto Alegre, com mais apoio na Assembleia do que o antecessor, Tarso Genro (PT). Ao assumir o comando do Palácio Piratini, Sartori terá uma base composta por pelo menos 34 dos 55 deputados estaduais, distribuídos em nove partidos.

O aval da maioria no Parlamento é fundamental para facilitar a aprovação de projetos. Em tese, é garantia de governabilidade.



– Vamos dar abertura para que os deputados participem e vamos dialogar com a oposição. Quanto mais franca for a relação com a Assembleia, melhor para o Rio Grande – diz o futuro chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi.

Em janeiro de 2011, Tarso tinha a adesão de 32 parlamentares e seis siglas. Ao longo da administração, obteve anuência para as principais propostas enviadas ao plenário.

Negociação com siglas prossegue

Já Yeda Crusius (PSDB) enfrentou problemas, apesar de somar 34 nomes e cinco legendas a seu favor no início do mandato. Antes mesmo de assumir, foi surpreendida pela infidelidade da base ao tentar aumentar impostos.

Em termos de costura parlamentar, o governador mais bem-sucedido desde a redemocratização foi Germano Rigotto (PMDB), com um discurso conciliador. Em janeiro de 2003, havia 39 deputados ao seu lado, em oito siglas.

O recorde poderá ser batido por Sartori. Três partidos que integraram a coligação de Tarso estão no horizonte: PR, PPL e PTB, com sete representantes na Assembleia. As conversas estão mais adiantadas com o PR. Os demais serão procurados por Biolchi após a posse. O deputado Marcelo Moraes (PTB) já havia sinalizado apoio.

Como os nomes do secretariado estão definidos, a participação dessas legendas no governo se dará no segundo e no terceiro escalões – cujos cargos permanecem abertos.

Nenhum comentário: