VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

TROCA DE MINISTRO GERA INSEGURANÇA PARA JOGOS OLÍMPICOS



ZERO HORA 26 de dezembro de 2014 | N° 18024


OLIMPÍADA NO RIO 2016



FALTA DE AFINIDADE de George Hilton com o esporte e tempo curto podem gerar dificuldades. A troca no comando do Ministério do Esporte a menos de 600 dias da realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 gera um clima de desconforto nos organismos que lideram a organização do megaevento pela primeira vez realizado na América do Sul. Na terça-feira, o Planalto anunciou George Hilton, deputado pelo PRB-MG, no lugar de Aldo Rebelo, do PC do B – Rebelo vai assumir pasta da Ciência e Tecnologia.

Dois pontos são considerados fundamentais pelas entidades para embasar essa desconfiança. O primeiro deles, a total falta de afinidade entre o escolhido por Dilma Rousseff e os jogos. Deputado federal desde 2007, Hilton não tem registro de ligação com o esporte em sua passagem pela Câmara, segundo o jornal Folha de S.Paulo. Nenhum projeto de lei encaminhado por ele tratou do tema. Hilton foi relator de 48 proposições, mas sua nova incumbência não foi objeto de nenhuma delas. Nas 97 vezes em que discursou no plenário da Câmara, não mencionou políticas esportivas, Copa do Mundo ou Jogos Olímpicos.

O segundo ponto a ser destacado é o curto espaço de tempo que Hilton terá para iniciar uma relação com o Comitê Olímpico Internacional (COI). Rebelo e seu secretário-executivo, Luis Fernandes, eram os interlocutores do governo federal com o COI. O entendimento é que, após o estremecimento devido a críticas por atrasos nas obras entre abril e maio passado, a interação com o comitê estava estabelecida. Havia, inclusive, lobby das partes envolvidas nos jogos para que a chefia do ministério fosse mantida para evitar turbulências até o evento.

Em entrevista ao Valor Econômico na semana passada, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que não haveria tempo para mudança na pasta.

– A Olimpíada não começa em 2016, começa em 2015. Não tem mais tempo para um sujeito se inteirar da história. Mesmo que o Aldo não tivesse as habilidades que ele tem, não dá para chegar com invencionice. Não dá para ser ousado neste tema – disse, antes do anúncio.

No Rio, a preocupação é se o governo federal, agora com novo ministro, manterá todos os compromissos firmados para os Jogos Olímpicos. A União é responsável por financiar algumas das principais obras para a Rio-2016, cujo custo total, até agora, é de R$ 37,6 bilhões.



Deputado expulso do PFL


Hilton foi reeleito neste ano como deputado federal pelo Partido Republicano Brasileiro de Minas Gerais e é descrito em seu perfil no site da Câmara como “radialista, apresentador de televisão, teólogo e animador”. Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, ele é próximo do bispo Edir Macedo e não tem projetos relacionados ao esporte em sua trajetória.

Em seu passado, porém, há um caso que ganhou as páginas dos jornais. Em junho de 2005, Hilton, que na época era deputado estadual pelo PFL-MG, foi flagrado no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, com o também pastor e então vereador Carlos Henrique Silva (PL-MG) carregando 11 malas contendo dinheiro – que foi identificado como “doação de fiéis do sul de Minas e do Triângulo Mineiro”.

O político foi liberado pela Polícia Federal, mas acabou expulso do PFL.

Nenhum comentário: