VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

HORA DA VIRADA




ZERO HORA 23 de dezembro de 2014 | N° 18022


EDITORIAL


As novas denúncias sobre as omissões do comando da Petrobras tornam insustentável a permanência da presidente da empresa.


Tornou-se insustentável a posição da presidente da Petrobras, cuja reputação foi abalada de forma irremediável pelas mais recentes denúncias de uma ex-executiva da estatal. Resta à presidente da República, em nome das tentativas de preservação do que restou da imagem da empresa, a substituição da senhora Graça Foster. É a única alternativa para a agonia de alguém que se mostrou incapaz de agir com rigor, quando alertada dos desmandos agora sob investigação. Sua permanência no cargo é constrangedora, depois das informações da ex-gerente Venina Velosa da Fonseca em entrevista ao Fantástico, no último domingo. A funcionária afastada forneceu detalhes dos e-mails que passou a encaminhar a superiores, em 2008, entre os quais Graça Foster, com quem assegura ter participado de uma reunião para tratar de indícios de superfaturamento de obras, desvio de verbas e outras irregularidades.

A ex-gerente foi categórica ao afirmar que a direção da Petrobras tratou com indiferença seus alertas. A denunciante chegou ao ponto de convocar outros servidores para que reforcem o que ela diz saber. Não foi a primeira vez que Venina falou sobre os comunicados que enviou à direção. Mas esta é a sua mais detalhada entrevista, com datas, revelação de conteúdo dos e-mails e das conversas e até as represálias que teria sofrido a partir do momento em que decidiu contar tudo.

Há na trajetória da ex-gerente um componente a que recorrem os que pretendem desqualificá-la. Ela é apontada como participante do processo de aprovação dos pagamentos de aditivos a obras da Petrobras, conduzidas por empreiteiras investigadas. Também as relações do marido dela com a empresa, como prestador de serviços, precisam ser melhor esclarecidas. Mas nada disso, nem mesmo o ressentimento por ter sido afastada do cargo, diminui suas denúncias. Ao contrário, como circulava entre o alto escalão e conhecia os labirintos da Petrobras, Venina está habilitada a dizer o que sabe. Amplia-se, com suas informações, a possibilidade de outros funcionários reforçarem as denúncias.

Ontem, a presidente da República saiu em socorro de Graça Foster, por considerá-la uma pessoa ética. Não há até agora nada que envolva diretamente a presidente da empresa em delitos, mas são muitos os indícios de que foi leniente com os atos escusos de seus subalternos. A presidente da República tem a chance de interromper os danos à imagem da Petrobras e, às vésperas da posse para o segundo mandato, trocar o comando da estatal. Adiar a decisão é apenas prolongar um desgaste para o governo, a empresa e o país.

Nenhum comentário: