VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

UM EM CADA CINCO ELEITORES DEIXOU DE VOTAR



ZH 28 de outubro de 2014 | N° 17966

LETÍCIA COSTA

ELEIÇÕES 2014. SEM IR ÀS URNAS

CADASTRO DESATUALIZADO, com nomes de pessoas que morreram ou mudaram de cidade, motivos individuais e mesmo o desinteresse pela disputa ajudam a explicar a ausência de cerca de 30 milhões na votação de segundo turno em todo o país



Um em cada cinco eleitores não votou no segundo turno das eleições nacionais. Os 30,1 milhões de brasileiros que não foram às urnas – 21,1% do total – eram mais do que suficientes para mudar o resultado da disputa acirrada para a Presidência, pois apenas 3,5 milhões de votos separaram Dilma Rousseff (PT) de Aécio Neves (PSDB).

Apesar de ser difícil mencionar o motivo pelo qual os eleitores não votaram, é possível afirmar que a desatualização do cadastro eleitoral pode ter parcela de culpa.

– Tivemos 186 municípios com revisão e verificou-se que a abstenção neles quase caiu pela metade – informa Josemar Riesgo, secretário da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS).

Ao rever o eleitorado, o órgão cancela os títulos de quem não compareceu no prazo estipulado, pode ser tanto o eleitor que se mudou para outra cidade e esqueceu de transferir o documento, quanto os que já morreram e o cartório civil não repassou ao TRE.

A queda do índice após a revisão parece ter se confirmado no segundo turno. As 10 cidades com abstenção mais baixa no Estado estão entre as que passaram pelo processo de recadastramento. Segundo Riesgo, para as eleições municipais de 2016, mais 60 municípios devem passar pela revisão.

Mesmo com a atualização dos dados em 186 das 497 cidades gaúchas (37% do total, a maioria com menos de 10 mil habitantes), a abstenção no Estado foi a mais alta já registrada no primeiro e segundo turnos, desde 2002 – 18,2%. O percentual equivale a 1,5 milhão de eleitores. Especialistas avaliam que há tendência de aumento da abstenção no segundo turno, pelo “cansaço” do eleitor e porque, em alguns Estados, a votação pode incluir apenas um cargo.

– Os fatores individuais são mais relevantes (na abstenção) do que um interesse maior ou menor pelo processo eleitoral – avalia o sociólogo Flavio Silveira, diretor da Meta Instituto de Pesquisa de Opinião.




PRESTE ATENÇÃO
-Quem não votou e não justificou no dia da eleição tem até 60 dias após cada turno para regularizar a situação na Justiça Eleitoral.
-O prazo para justificar a ausência no primeiro turno vai até 4 de dezembro.
-O prazo para justificar o segundo turno, até 26 de dezembro.
-No Estado, é possível preencher um formulário no site do TRE-RS (www.tre-rs.jus.br) para fazer a justificativa eleitoral. É preciso anexar um comprovante que confirme a ausência no município onde vota.
-Além da multa de R$ 3,51, o eleitor que não regularizar a situação terá uma série de impedimentos civis como não poder fazer passaporte e contrair um empréstimo público.

Nenhum comentário: