VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

CALOTE DA DÍVIDA É OPÇÃO DE SARTORI



ZERO HORA 24 de abril de 2015 | N° 18142


POLÍTICA + | Rosane de Oliveira




Na falta de dinheiro para pagar todas as contas de abril, o governador José Ivo Sartori anuncia hoje, às 9h, quem vai para o sacrifício. A opção preferencial é a que até ontem parecia a mais improvável: não pagar a parcela da dívida com a União. Nos últimos dias, o governo vinha trabalhando abertamente com três opções: parcelar os salários mais altos, atrasar o repasse aos municípios ou retardar ainda mais o pagamento de fornecedores.

Qualquer das alternativas é dolorosa e paliativa: o problema da falta de dinheiro vai se repetir – e pode até se agravar – em maio. O atraso no pagamento da dívida tem como consequência (prevista em contrato) o bloqueio de recursos da União, que representam um volume de dinheiro superior à prestação de R$ 290 milhões, equivalente a 13% da receita líquida.

Se a opção for mesmo pelo calote da dívida, Sartori estará criando um fato político, o enfrentamento com a União centralizadora, como os gaúchos já fizeram em outros momentos da História. O curioso é que o governador e seus secretários saíram da reunião aparentemente conformados com a recusa de Levy em atender às demandas do Estado e dizendo que o governo não quer confronto com o ministro da Fazenda.

Qualquer atraso no repasse aos municípios será de difícil absorção pelos prefeitos, que também enfrentam dificuldade para manter as contas em dia e bancar serviços essenciais, como a saúde e o transporte escolar. Atrasar o pagamento de fornecedores também é uma medida de difícil aplicação, porque quem vende produtos ou presta serviços ao Estado também precisa pagar salários e insumos.

Empurrar uma parte dos salários para o mês seguinte só piora a situação das contas de maio, quando o governo precisa pagar uma parcela do aumento aprovado na gestão passada para os servidores da área da segurança. O Piratini planeja mandar para a Assembleia, em regime de urgência, um projeto adiando a implementação do reajuste.



ALIÁS

A única forma de a União não aplicar as sanções para quem deixa de pagar a dívida é o devedor recorrer à Justiça e ganhar liminar. Se a Fazenda for condescendente, há risco de calote generalizado, comprometendo o ajuste fiscal.



Nenhum comentário: