VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

UM DEPUTADO, 21 ASSESSORES



ZERO HORA 09 de abril de 2015 | N° 18127


DAVID COIMBRA




A fuga desabalada do deputado Jardel para as amenidades do Ceará não me causou espanto. O que me causou espanto foi este naco da notícia:

“Jardel demitiu 17 de seus 21 assessores”.

Diga, por favor: por que um deputado estadual precisa de 21 assessores?

Há 55 deputados estaduais. O que significa que são mais de mil os funcionários que os servem. Somados aos que estão lotados em outros departamentos da Assembleia, o total salta bem a uns 1,5 mil empregados.

Não são muitas as empresas que têm 1,5 mil pessoas na folha salarial.

Será que não é demais?

É assim que funciona a administração pública no Brasil: como uma grande e benevolente agência de empregos. Em todos os âmbitos.

Por que você acha que existem quase 40 ministérios no Brasil, três vezes mais do que havia no governo Collor? Não é um exagero, para um país que está promovendo economia? Por que não reduzir esse número ao menos pela metade?

Resposta: porque, se isso fosse feito, muita gente ia perder o emprego. Os ministérios existem para acochambrar aliados.

Pepe Vargas tentava ser um secretário de Relações Institucionais (olha a secretaria que criaram!), mas não se saiu bem. Não tem problema, vamos arrumar-lhe outro cantinho, vamos acomodá-lo ali nos Direitos Humanos, que ele não vai incomodar.

Ninguém pergunta se Pepe Vargas é o homem certo para os Direitos Humanos. Isso não importa. O que importa é encaixar Pepe Vargas em algum ministério amigo.

Cada ministério desses, cada secretaria, cada programa do governo tem seus chefetes de gravata, seus assessores com seus iPads, suas donas Sheilas que atendem como secretárias bilíngues, suas donas Saletes que servem o cafezinho, seus motoristas Amarildos atrás dos seus bigodes, seus seguranças Paulões com seus óculos escuros pendurados no nariz, cada qual em sua sala refrigerada, refestelando as devidas e bem-remuneradas nádegas em sua cadeira almofadada, diante de sua escrivaninha reluzente, que custou alguns milhares de reais, que são pagos pelo cidadão brasileiro.

Pegue esses dois grandes grupos de matriz paulista que se estapeiam pela Presidência da República há 20 anos: o PT e o PSDB. Qual é a razão de existir dessas organizações? Você acredita que alguma delas abdicaria de parte do poder para deixar recursos e autonomia para os municípios, onde a vida das pessoas de fato acontece, onde os problemas são sentidos e onde podem ser resolvidos com muito mais facilidade?

É claro que não. Porque a razão de existir deles é o poder, e ninguém renuncia ao seu objetivo depois de atingi-lo. Ao contrário, uma vez atingido o objetivo, isto é, uma vez vencida a eleição, eles trabalham para aumentar o próprio poder.

Como? Não é difícil. Quanto mais pessoas você emprega, mais pessoas ficam dependentes de você. Quanto mais verbas são distribuídas para programas, ONGs, institutos e movimentos de todo gênero, mais essas entidades se mobilizam para defendê-lo e continuar recebendo o seu quinhão.

É o poder pelo poder. Uma política parnasiana.

Aqui, do norte do mundo, vejo as pessoas um pouco cansadas no Brasil. Aquela indignação das manifestações de 15 de março parece arrefecer e duvido que se repita no próximo domingo. Natural, as pessoas sabem que nada vai mudar. Assim, elas tratam de cuidar das suas vidas da melhor forma possível. Com um pouco de resignação. E com muito de cinismo.

Nenhum comentário: