VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

STF AGORA É ESPERANÇA DO GOVERNO



ZERO HORA 01 de abril de 2015 | N° 18119


POLÍTICA + | Juliano Rodrigues




O esfacelamento da base governista no Congresso, que tem resultado em derrota atrás de derrota tanto na Câmara quanto no Senado, provocou uma mudança de postura do Planalto e de parte dos deputados de situação em relação ao Supremo Tribunal Federal (STF). Antes criticados por substituírem os parlamentares no papel de legisladores, os ministros agora são a esperança do governo para evitar dois novos reveses: a aprovação da reforma política com a manutenção do financiamento privado de campanha e a polêmica redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

Ontem, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara deu o primeiro passo para o andamento da proposta de redução da maioridade e aprovou, por 42 votos a 17, a admissão da iniciativa. Ainda faltam alguns passos para a PEC ser votada no plenário, mas os deputados do PT já ameaçam entrar com recurso no Supremo para trancar a tramitação do projeto, considerado inconstitucional por eles. O presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é a favor da redução e já disse que levará a proposta à votação.

Com amplo domínio sobre os deputados (e algumas doses de subserviência por parte deles), Cunha tem condições de garantir a aprovação desse projeto e de outras iniciativas polêmicas, como a reforma política sem o fim do financiamento privado de campanha. O Planalto ainda não encontrou, e não parece dar sinais de que esteja no caminho certo, uma forma de frear a guinada conservadora que tomou conta do Congresso a partir da ascensão de Cunha.

Na segunda-feira, o ministro Miguel Rossetto cobrou de Gilmar Mendes uma posição sobre o processo que tramita no STF e pode proibir o financiamento privado nas eleições. O discurso de Rossetto, somado à ideia de contestar a PEC da maioridade penal no Supremo, mostra que o problema do governo não está apenas na constitucionalidade de pautas polêmicas, mas também na falta de articulação com a sua base.


ALIÁS

A PEC da redução da maioridade penal tramita na Câmara há 21 anos. A proposta foi protocolada pelo ex-deputado e pastor evangélico Benedito Domingos (PP-DF) em agosto de 1993.

Nenhum comentário: