VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

BOMBA MALUF FAZ ERUNDINA ABANDONAR CHAPA

ZERO HORA, 20 de junho de 2012 | N° 17106

Erundina abandona chapa do PT

Constrangimento após foto em que Lula aparece com líder do PP afugentou ex-prefeita, que seria vice à prefeitura paulistana


Impactada pela imagem do ex-presidente Lula trocando cumprimentos com o deputado Paulo Maluf (PP-SP) para tentar turbinar o candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, Luiza Erundina (PSB) sucumbiu. Constrangida, a adversária histórica de Maluf retirou-se ontem da condição de vice do petista.

O apoio de Maluf – que figura na lista negra da Interpol e está impedido de entrar em 188 países – era considerado vital por Lula, mentor da candidatura Haddad. Para oferecer ao ex-presidente o que ele queria (pelo menos mais 1min30s na propaganda obrigatória de rádio e TV) Maluf apresentou a fatura: que Lula fosse a sua casa, no bairro Jardim Europa, e topasse posar para as fotografias. O ex-presidente consentiu. Feitas as fotos, Erundina se rebelou. Ainda na segunda-feira, deu entrevistas ressentidas, considerando repensar a candidatura como vice e atacando Maluf.

Ontem, o constrangimento se transformou em ação. A deputada, que já foi prefeita de São Paulo, esteve em Brasília com a cúpula do PSB, para externar sua contrariedade. O próprio Haddad já pressentia a desistência. Dizia aguardar por um telefonema do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, que trouxesse um novo posicionamento do partido. A chamada veio, com Erundina fora.

Campos, que é governador de Pernambuco, confirmou em Brasília a desistência. O apoio do PSB a Haddad foi costurado por Lula, que ignorou sua convalescença pós tratamento de câncer de laringe para garantir o aliado para seu pupilo. Campos diz agora que, com ou sem Erundina, estará ao lado do PT na eleição paulistana. O PSB, porém, o deixou à vontade para escolher um vice de outro partido.

Ainda que esperada, a desistência de Erundina abateu as bases do PT. Haddad soube do revés quando estava em um bairro da periferia de São Paulo. Teve de cancelar seu último compromisso do dia, em encontro com simpatizantes locais. Antes de sair, explicou que Erundina ficou incomodada com a aliança com o PP e que, por isso, teria que se reunir com líderes de sua sigla para definir os novos rumos da campanha. Assim que se explicou, Haddad ouviu de uma militante anônima:

– Maluf não dá, gente.

Atuação de Lula definiu desistência de deputada

Não foi exatamente o apoio do PP ao PT o fator decisivo na desistência da deputada Luiza Erundina (PSB) em compor chapa com Fernando Haddad (PT) em São Paulo.

Além do poder simbólico das imagens em que o ex-presidente Lula aparece fazendo a corte ao deputado Paulo Maluf (PP) em nome do petista – inaceitáveis para Erundina – pesou o que o PSB paulistano qualifica como um descritério do ex-presidente: disponível e afável no encontro com Maluf, Lula não compareceu à cerimônia do PSB na qual a ex-prefeita foi anunciada como vice.

Constituído o quadro de frustração, o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, tentou o impossível ontem: demover Erundina. A negativa foi tão veemente que não deixou brecha para nenhum apelo. A conversa em Brasília, de cerca de uma hora, se resumiu à oficialização da retirada.

Adversária histórica de Maluf, ela deixou claro que sua continuação na chapa seria fator permanente de instabilidade política porque não recuaria um milímetro dos ataques que fizera ao ex-prefeito.

– Ela disse que não se calaria, que não retiraria nenhuma das afirmações que fez – afirmou Campos.

A direção do PSB não reclamou do gesto de Lula, mas sinalizou apoio à posição de Erundina ao destacar que em frentes partidárias existem alianças com as quais não se concorda.

– O comando desse processo se dá pelo PT, não está no nosso controle – afirmou.

Roberto Amaral - Vice-presidente do PSB

"Aceitamos a retirada da candidatura da companheira Erundina. Liberamos o PT para a escolha do vice."

O que reserva o futuro sem a vice
O QUE HADDAD GANHA
- Sem Erundina, a campanha do candidato do PT pode ser realizada sem o temor de que alguma rusga entre ela e Maluf respingasse no candidato.
- Como a ex-prefeita tem forte apelo na periferia, havia temor de que ela ofuscasse Haddad, menos conhecido.
O QUE HADDAD PERDE
- Com Erundina, o candidato do PT poderia se ancorar na respeitabilidade da ex-prefeita – até contra ataques da oposição sobre a aliança com Maluf.
- O petista pode ficar sem o entusiasmo das militâncias de PT e PSB, entusiasmadas com Erundina.

Nenhum comentário: