VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

terça-feira, 19 de junho de 2012

UNIÃO ENTRE LULA E MALUF

ZERO HORA, 19 de junho de 2012 | N° 17105

OUTROS TEMPOS. União entre Lula e Maluf tumultua campanha do PT. Confraternização e fotos podem retirar Luiza Erundina (PSB) da chapa de Fernando Haddad (PT) à prefeitura de SP.

Em um encontro político no mínimo insólito, o deputado federal Paulo Maluf (PP) e o ex-presidente Lula foram a público ontem ungir um mesmo candidato. Em nome da eleição do ex-ministro da Educação Fernando Haddad a prefeito de São Paulo, o petista ignorou puristas do partido e se entregou à parceria com o antigo inimigo – ainda que isso custe a possível saída de Luiza Erundina (PSB), que havia assumido a condição de vice do PT.

A candidatura de Haddad preocupa Lula. O ex-ministro evolui lentamente nas pesquisas, e o adversário José Serra (PSDB) se consolida na preferência. Sem Marta Suplicy (PT), que queria concorrer e foi derrubada por Lula na disputa interna, o ex-presidente se apega ao tempo de TV para salvar Haddad. Com Maluf no palanque, o PT fatura pelo menos 1min30s.

Entre cumprimentos constrangidos e discursos claudicantes, os três tentaram dar ares institucionais à coligação, inimaginável há 10 anos. Haddad disse que o momento é outro e lembrou que o PP é parceiro do governo federal. Afirmou ainda que compreendia Erundina, que disse em entrevistas no fim de semana que não admitiria dividir o palanque com ele – procurado pela Interpol e proibido de ingressar em 188 países.

– Compreendo as declarações, porque se você retornar a um período de 20, 24 anos atrás, era um contexto em que as coisas se comportavam de maneira diferente – disse.

Maluf afirmou que estava ali por “paixão a São Paulo” e que, do seu ponto de vista, a parceria possibilitará à cidade conseguir mais investimentos do governo federal.

Erundina, se não vetou a participação do PP na chapa, deixou claro que não se sentia à vontade. A foto em que Maluf, Lula e Haddad confraternizaram ontem, porém, a fez recuar. A ruptura ainda não ocorreu, mas o próprio PSB já dá pistas de que ela pode abandonar a chapa do PT. Erundina afirmou ontem:

– Existem dois lados. Eu tenho o meu, e não é o mesmo do Maluf.

A repercussão das fotos que ligam o PT a Maluf movimentaram as redes sociais. O nome de Maluf, por exemplo, figurava à tarde em terceiro lugar nos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.

Símbolo do mal

Até dois anos atrás, era prática comum do PT recorrer à imagem de Paulo Maluf para atacar adversários. Em resposta a Serra, em 2010, a então candidata Dilma Rousseff disse “que nem ela era Celso Pitta e nem Lula era Maluf”. Já Lula, em 1999, era acusado pelo então presidente do Senado Antonio Carlos Magalhães de “explorar os pobres”. A resposta do petista: “ACM é o Maluf do Nordeste”.

Ex-prefeito exigiu presença e fotografia

Por trás das fotografias que uniram o candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, e, principalmente, o ex-presidente Lula, ao deputado Paulo Maluf, há cálculos de tempo de TV, de conveniência eleitoral e até o ego do ex-prefeito do PP.

Além das imagens, no anúncio o candidato chamou malufistas históricos de “companheiros”, em discurso na sede estadual do PP.

A adesão foi formalizada três dias depois de o Ministério das Cidades nomear Osvaldo Garcia – apontado por líderes do PP como afilhado de Maluf – para a Secretaria de Saneamento Ambiental. O ex-prefeito negou a troca do cargo por apoio.

– Não conheço ele. Parece que é do Paraná. É do PP do Paraná – disse.

De última hora, Maluf exigiu a presença de Lula em sua casa, no Jardim América, para selar o acordo.

– Ele disse que a foto fazia parte do pacote – relatou um petista que foi ao encontro.

Candidato chama deputado de “nosso ilustre Maluf”

O ex-presidente ficou contrariado, mas decidiu ir. Posou para as fotos e saiu sem dar entrevista. Haddad e Rui Falcão, presidente nacional do PT, ficaram para o almoço. O ex-prefeito serviu feijoada (prato internacional do Brasil, segundo ele), refrigerantes e pudim como sobremesa.

À mesa, malufistas históricos como o vereador Wadih Mutran (PP), ex-líder de Pitta na Câmara, e o deputado estadual Antonio Salim Curiati (PP), que foi prefeito nomeado na ditadura militar. Mais tarde, Haddad foi à sede do PP, onde chamou o ex-prefeito de “nosso ilustre Maluf” e seus aliados de “companheiros do PP”.

OS ADVERSÁRIOS

JOSÉ SERRA (PSDB) - Ex-prefeito de São Paulo e candidato a presidente duas vezes.

RUSSOMANNO (PRB) - Ex-deputado federal, está bem colocado nas pesquisas.

CHALITA (PMDB) - Escritor, foi eleito deputado federal com 560.022 votos.

NETINHO (PC DO B) - É vereador em São Paulo.

CITAÇÕES

PAULO MALUF (PP) - Deputado federal - ‘‘Política é como futebol, quem é palmeirense não gosta do Corinthians e quem é corintiano não gosta do Palmeiras. Pode alguém não gostar de mim, mas Paulo Maluf, conhece como ninguém os problemas de São Paulo. 

LUIZA ERUNDINA (PSB)Vice de Haddad - ‘‘Se soubesse (da aliança), ia ponderar com meu partido que talvez fosse melhor escolher outro nome. Foi um balde de água fria. Essa presença do Maluf vai afastar muita gente."

Nenhum comentário: