VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quarta-feira, 25 de março de 2015

A POLÍTICA DA INSEGURANÇA



ZERO HORA 25 de março de 2015 | N° 18112


EDITORIAL



O custo é sempre alto e poderia ter sido evitado, mas a esta altura não há alternativa mais eficaz para reordenar a economia brasileira do que o ajuste fiscal.A manutenção da nota de crédito do Brasil pela agência de classificação de risco Standard & Poors, que continua sendo grau de investimento, chega em boa hora para a presidente Dilma Rousseff. E deveria ser usada como trunfo na tentativa de atenuar as pressões de quem se esforça em ampliar a política de insegurança, responsável em grande parte pela deterioração da economia. É o caso de forças políticas, particularmente militantes do PT, que insistem numa redução nos cortes de benefícios trabalhistas, sob a alegação de que a presidente não pode se distanciar das promessas de campanha. A prática, de fato, distanciou-se do discurso eleitoral, mas a verdade é que não haverá conserto para a economia sem ajuste fiscal. A determinação do Planalto nesse sentido foi decisiva para que o país mantivesse o selo de bom pagador.

É certo que agências de classificação de risco também erram. Ainda assim, os investidores continuam se basean- do nesse tipo de avaliação para definir onde irão aplicar seu dinheiro. E o que fez a Standard & Poors manter o grau de investimento do país foi justamente a confiança de que o ajuste fiscal passará no Congresso. Mais: a agência interpreta o que os brasileiros percebem como corrupção desenfreada como um indicativo claro da força das instituições brasileiras. Afinal, estão lutando bravamente contra esse que é hoje um preocupante fator de desestabilização política no país.

Os resultados da mais recente pesquisa de opinião do instituto MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), reforçam as razões para preocupação. A avaliação positiva do governo caiu de 41,01% às vésperas das eleições do ano passado para apenas 10,8%. A principal razão para insatisfações é que a maioria dos entrevistados já alega sentir os efeitos da desaceleração econômica e da inflação. O custo é sempre alto e poderia ter sido evitado, mas a esta altura não há alternativa mais eficaz para reordenar a economia brasileira do que o ajuste fiscal.

Se ceder às pressões contrárias às mudanças para corrigir erros de um passado recente, a presidente da República irá ampliar ainda mais a insegurança em relação ao futuro imediato. Além disso, estará desautorizando o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que vem se empenhando em convencer o Congresso a aprovar medidas amargas mas necessárias para livrar o país de uma crise gerada pela ineficiência e por interesses políticos.

Nenhum comentário: