VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

domingo, 22 de março de 2015

A RECUPERAÇÃO DA PETROBRAS

 

ZERO HORA 22 de março de 2015 | N° 18109


EDITORIAL



Em seis décadas, graças principalmente à competência de seus engenheiros, técnicos e funcionários, a estatal brasileira transformou-se numa das maiores petroleiras do mundo.

O novo presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, propôs ao Conselho de Administração da empresa uma série de medidas para recuperar a estatal e descolar sua imagem da Operação Lava- Jato, sem deixar de colaborar com as investigações. Entre as propostas, está a contratação de uma consultoria para promover uma reestruturação interna, a venda de ativos e a busca de financiamento no mercado para investimentos, em vez de continuar contando apenas com o dinheiro do caixa próprio, como determinara a diretoria anterior.

Paralelamente ao esforço administrativo, a Petrobras desenvolve uma campanha publicitária destinada a fortalecer a imagem da empresa, abalada pelo recente episódio de corrupção. A propaganda, porém, está sendo questionada por parlamentares da oposição no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) por sugerir que a superação (este é o mote dos anúncios) dos desafios de explorar petróleo também vale para o atual episódio de desvio de recursos.

A Petrobras tem, realmente, um histórico inigualável de superação de desafios. Em seis décadas, graças principalmente à competência de seus engenheiros, técnicos e funcionários, a estatal brasileira transformou-se numa das maiores petroleiras do mundo e estava a um passo de assumir novas posições de liderança com o projeto do pré-sal quando estourou o atual escândalo. Tem sido muito doloroso para o país assistir ao desmoronamento da empresa, especialmente para os seus 86 mil colaboradores diretos, que não podem ser confundidos com a minoria responsável pelas irregularidades denunciadas.

Os brasileiros sempre tiveram orgulho da Petrobras e estão torcendo pela sua recuperação, mas sabem que o primeiro passo para virar o jogo é levar as investigações às últimas consequências, afastando e punindo corruptos e corruptores. O segundo passo deve ser a transparência, a prestação de contas permanente, para que a nação possa acompanhar e fiscalizar a atuação dos gestores, conferindo especialmente se os mecanismos preventivos são suficientes para evitar novos desvios.

Ninguém tem o direito de se apropriar desse valioso patrimônio brasileiro, como estavam fazendo os servidores, os políticos e os empresários que se beneficiavam das tenebrosas transações reveladas no contexto das atuais investigações.

Nenhum comentário: