VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

CONCURSOS X ADVOCACIA PRIIVADA, A DIFÍCIL ESCOLHA

JORNAL DO COMÉRCIO 07/10/2014


Flávio Paiva



Quem irá julgar aqueles que desejam ter estabilidade, boa aposentadoria e status social garantidos através da carreira pública? Esses são alguns dos valores que o ingresso em concurso pode trazer instantaneamente para aqueles que se desafiam e enfrentam a “maratona concurso” até alcançarem a aprovação. Mas isso significa que a advocacia privada está destinada a ser uma segunda opção sem brilho próprio, como um prêmio de consolação aos que desistiram dos concursos?

A investigação deve ser mais profunda do que isso. Seja no serviço público, seja na advocacia privada, o que deve ser buscado é o sentido que o trabalho é capaz de produzir na vida dos trabalhadores. Estatísticas indicam que os trabalhadores do setor público adoecem mais (predominantemente doenças psiquiátricas) do que trabalhadores do setor privado. Os índices são ainda maiores quando os profissionais detêm poder sobre os cidadãos – juízes, promotores, policiais. A violência diária é crua e banal nas promotorias, nas delegacias e nas varas de família, cível e penal, e sem uma proteção televisiva, toda a emoção dos tiroteios e julgamentos espetaculares se transforma em desesperança na condição humana.

Anualmente, são oferecidas aproximadamente 150 mil vagas públicas, em todas as esferas de atuação governamental. Esse número deve aumentar nos próximos anos, pois o Estado brasileiro precisa de mais e melhores servidores. Ainda somos um Estado pequeno quando comparado a nações mais ricas. Precisamos desses profissionais para operar e gerenciar os serviços públicos. Mas também precisamos de ótimos profissionais no setor privado. E muitos. Mais do que no setor público. Basta lembrar que a vida não acontece dentro de uma repartição pública.

Para aqueles que se capacitarem, nunca haverá escassez, independentemente da área escolhida. Para os que desejam apenas sobreviver, o mundo sempre será cruel e mesquinho. A esses, nunca lhes será dada bonança e prosperidade, “pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade, mas a quem não tem, até o que tem será tirado”. Portanto, esforce-se para entrar em contato com suas forças e virtudes mais íntimas para que a sua escolha de carreira contemple a finalidade de sua existência nesse mundo.

Psicólogo e personal coach

Nenhum comentário: