VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

PROPOSTAS ANTICORRUPÇÃO EMPACAM NO CONGRESSO

Empencados na pauta. Mais de cem propostas de combate à corrupção 'patinam' no Congresso - O GLOBO, 28/04/2011 às 09h06m

RIO - O combate à corrupção é alvo de 116 propostas diferentes no Congresso, metade delas com o objetivo de aumentar as punições para quem paga e recebe propinas, desvia dinheiro público e comete improbidade administrativa. Do total de 116 projetos, 17 já foram arquivados e outros 99 estão empencados nas pautas da Câmara e do Senado. Os dados, disponibilizados nesta quinta-feira pelo site Congresso em Foco , fazem parte de um levantamento da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, formada por 202 deputados e senadores.

Segundo o site, o grosso das propostas inclui reduzir ou acabar com a prescrição de determinados crimes, tornar certos crimes inafiançáveis e tornar mais transparentes os gastos do governo e as contas das campanhas eleitorais.

O coordenador geral da frente parlamentar, o deputado Francisco Praciano (PT-AM), disse que deve reunir os parlamentares do grupo para fazer uma seleção de prioridades entre os 116 projetos. Praciano quer votar pelo menos uma proposição por mês.

O deputado destaca o motivo pelo qual, segundo ele, as propostas anticorrupção patinam no Congresso:- É a própria natureza da Câmara. Temos muitos deputados envolvidos com corrupção.

Um levantamento do Congresso em Foco mostra que 168 (28%) dos 594 senadores e deputados são alvo de 396 inquéritos e ações penais apenas no Supremo Tribunal Federal.

Proposições em tramitação e arquivadas no Senado e na Câmara:

- Maior rigor no combate à corrupção, com penas maiores, prescrições menores e definição de delitos inafiançáveis - 25 propostas

- Mais transparência em gastos públicos e em campanhas eleitorais - 24 propostas

- Regras para escolha de membros de Tribunais de Contas - 11 propostas

- Mais rigor na liberação de dinheiro público para obras e serviços - 9 propostas

- Redução do foro privilegiado e normas para decoro parlamentar - 8 propostas

- Maior rapidez em processos judiciais de casos de corrupção - 6 propostas

- Tipificação de novos crimes de corrupção - 4 propostas

- Combate à lavagem de dinheiro - 4 propostas

- Regras para financiamento público de campanhas - 3 propostas

- Proteção a testemunhas em casos de corrupção - 2 propostas

- Combate ao nepotismo - uma proposta

- Punição a pessoas jurídicas, como as empresas - uma proposta

- Restrições a autoridades com acesso a informações privilegiadas - uma proposta

Em tramitação - 99 propostas
Arquivadas - 17 propostas
Total de propostas - 116 propostas


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - E O PIOR É QUE ADMITEM E NADA FAZEM. "É DA PRÓPRIA NATUREZA DA CÂMARA."

"É a própria natureza da Câmara. Temos muitos deputados envolvidos com corrupção." FRANCISCO PRACIANO, deputado e coordenador geral da frente parlamentar.

Nenhum comentário: