VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

sábado, 28 de julho de 2012

MOTIVAÇÕES POLÍTICAS

ZERO HORA 28 de julho de 2012 | N° 17144. ARTIGOS


Thomas Cesa*

Foi-se o tempo em que as siglas partidárias carregavam cuidadosamente sua ideologia e história nos braços. Exemplos disso não poderiam ser mais fartos, dado o claro jogo de influências e cooptações que predomina na atual cena política brasileira.

Um dos mais inflamados assuntos nacionais dos últimos tempos foi o apoio do deputado federal Paulo Maluf (PP) a Fernando Haddad (PT) para a prefeitura de São Paulo, candidatura desde sempre arquitetada pelo ex-presidente Lula (PT). Sorrisos desconcertantes, apertos de mão e muitos flashes selaram o apoio de Maluf aos petistas, em uma cena histórica na residência do deputado federal, jogando décadas de história política pela janela. Como, na política, o sorriso de uns é o choro de outros, a aliança teve suas consequências. Que o diga a ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina (PSB), até então apresentada como candidata a vice na campanha de Haddad. Erundina não gostou da aliança, fez cara feia e desistiu de integrar a chapa do ex-ministro.

Em situação análoga, nosso Estado assistiu a um interessante jogo de cooptações envolvendo lideranças do PP estadual e a candidata comunista à prefeitura de Porto Alegre, Manuela D’Ávila (PC do B). Mesmo sem a adesão de seu partido, a senadora Ana Amélia Lemos (PP) não arredou o pé do apoio à comunista e, por mais que a essência de ambos os partidos seja historicamente conflitante, a suposta promessa de “um governo melhor para a Capital” aparentemente foi o que falou mais alto para a senadora.

Pelo visto, os tempos do pragmatismo realmente chegaram à política brasileira. Não apenas essas, mas inúmeras associações difíceis de compreender sinalizam que, na política brasileira, o passado não é difícil de se esquecer, as velhas birras podem ser botadas de lado e a ideologia pela qual alguns políticos sempre lutaram já não é mais uma bandeira importante a ser levantada.

Em meio à atual campanha para a eleição de vereadores e prefeitos, vivenciamos um momento dos mais propícios para assistir ao melhor e ao pior da política brasileira. Aos mais atentos, logo se percebe, por exemplo, que tempo de exposição na propaganda eleitoral virou moeda das mais valiosas. Os laços familiares entre políticos conhecidos e candidatos ao pleito também não deixaram de integrar o arsenal da guerra eleitoral. Fatos como esses mostram que a comunidade política brasileira passa por um momento ímpar de “escolha de lados”. Agora, resta-nos saber quais políticos teremos do lado da ideologia e dos valores e quais entrarão de cabeça no jogo do pragmatismo. Aguardemos.

*Associado do Instituto de Estudos Empresariais (IEE)

Nenhum comentário: