VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

terça-feira, 3 de julho de 2012

SEM PLATÉIA, SENADOR PEDE PERDÃO

 
03 de julho de 2012 | N° 17119

AMIGO DE CACHOEIRA

Sem plateia, senador pede perdão

Demóstenes vai à tribuna com plenário vazio, se desculpa e promete repetir o gesto até cassação ser votada pelos colegas

Depois de manter-se em silêncio por mais de um mês sobre as denúncias que o ligam ao empresário Carlinhos Cachoeira, o senador goiano Demóstenes Torres (ex-DEM) subiu ontem à tribuna do Senado para fazer um novo discurso em que se diz inocente. Demóstenes pediu desculpas aos colegas, disse que é vítima de uma campanha “difamatória” conduzida pela mídia e Polícia Federal e afirmou estar incomodado com o “isolamento” imposto pelos parlamentares.

Ao falar para um plenário vazio, o ex-líder do DEM informou que vai discursar diariamente, até o dia 11, quando o pedido de sua cassação deve ser votado no plenário. Antes, o parecer de Humberto Costa (PT-PE) passa pela análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), amanhã.

– Virei à tribuna todos os dias para provar minha inocência nas acusações que me foram feitas. O farei com o plenário repleto ou vazio. Não concederei apartes para poder apresentar minha versão. A versão dos demais já foi apresentada – disse Demóstenes.

O senador afirmou que vive há 135 dias um “calvário sem trégua” por ter sido julgado e condenado mesmo sabendo ser “íntegro”:

– A tática dos detratores é implodir probidade de décadas de trabalho, esforço e dedicação. Destruição tijolo a tijolo, em pílulas, para terem assuntos que aniquilem minha imagem.

Demóstenes se desculpou com os 44 senadores que discursaram em seu apoio no dia 6 de março, quando falou pela primeira vez da tribuna da Casa sobre as denúncias:

– Quem está aqui hoje é o mesmo homem daquele dia: envergonhado, abatido, cansado, esgotado. É de peito aberto que volto aqui pedindo perdão pelos erros.

Depois, estendeu o pedido de desculpas aos demais parlamentares. Pediu para ser julgado pelos colegas não pelo “achincalhe” público, mas pelas acusações de que diz ser inocente.

– A campanha foi tão difamatória que os senadores podem estar duvidando da minha honradez, o que me fere de morte – declarou.

O senador disse que se sente uma “chaga contagiosa do apodrecido pela exposição”, mas não pelos fatos. O ex-líder do DEM afirmou que vai provar sua “honradez e retidão” que são “dívida” do apoio recebido em seu primeiro discurso, feito no dia 6 de março.
Perguntas e respostas sobre a cassação
DEMÓSTENES TORRES, Senador (ex-DEM)
"A dor provocada pelo escândalo é insuportável. Meu organismo não tem mais lágrimas a verter. Compreendo as razões de alguns para me aviltarem. Os holofotes transformam em comparsa o colega educado que chega a mim."


O QUE DEMÓSTENES FEZ?
- As relações do senador goiano com o bicheiro Carlinhos Cachoeira levaram a um pedido de investigação no Conselho de Ética do Senado.
- Entre outras coisas, ele recebeu presentes do bicheiro e um rádio para comunicação direta com ele – que pagava as contas, inclusive.
O QUE JÁ FOI DECIDIDO?
- O Conselho de Ética aprovou o relatório de Humberto Costa (PT-PE), que pede a cassação de Demóstenes.
EM QUE ESTÁGIO ESTÁ O PROCESSO DO SENADOR?
- No momento o processo está sob avaliação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Os senadores da CCJ não vão julgar o mérito – se Demóstenes é culpado ou não –, mas apenas se o processo contra ele cumpriu os ritos.
O QUE FALTA PARA O SENADOR SER CASSADO?
- A rigor, a partir do momento em que a CCJ concluir que o processo contra Demóstenes é legal, resta apenas cumprir os prazos previstos no regimento para que a cassação seja votada em plenário.
ELE P0DE ESCAPAR?
- Sim, embora a tendência seja de cassação. O voto dos colegas será secreto, o que pode reservar surpresas.

Nenhum comentário: