Taline Oppitz Letra, CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SEXTA-FEIRA, 16 DE MARÇO DE 2012
A decisão do Tribunal Superior Eleitoral, de barrar nas eleições deste ano candidatos que tiveram as contas da disputa de 2010 rejeitadas, colocou aliados e oposição ao governo Dilma Rousseff do mesmo lado da trincheira.
A principal reclamação dos 18 partidos, que apoiaram moção do PT e ingressaram em conjunto com recurso no TSE, pleiteando que seja revogada a decisão, é que as normas não podem ser alteradas no meio do jogo.
Isto é, a mudança deveria ocorrer pelo menos um ano antes da eleição, permitindo a adequação de políticos e partidos, que sofrerão um baque, caso os cerca de 21 mil candidatos com problemas nas contas sejam impedidos de participar da eleição de outubro.
Mesmo que passe a ter vigência apenas em 2014, como visa o recurso, a decisão do TSE representa um avanço e fará com que as prestações de contas das campanhas sejam, enfim, levadas mais a sério. Até agora, bastava a apresentação das contas - e não a sua quitação - para viabilizar o registro eleitoral.
A Sociedade organizada têm por dever exigir dos Poderes de Estado o foco da finalidade pública e a observância do interesse público na defesa dos direitos básicos e da qualidade da vida da população na construção de uma sociedade livre, justa e democrática. Para tanto, é necessário aprimorar as leis, cumprir os princípios administrativos, republicanos e democráticos, zelar pelas riquezas do país, garantir a ordem pública, fortalecer a justiça e consolidar a Paz Social no Brasil.
VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário