VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

VOTO NULO, ELEIÇÃO ANULADA


Em 2008, o TRE-RJ teve que promover novas eleições , pois a maioria da população da cidade anulou o voto.

A NOTÍCIA

UOL - 26/10/2008 - 07h27

No Rio, eleições de Bom Jesus e Santo Antônio são anuladas

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro

Durante visita a Campos dos Goytacazes, neste sábado (25), o presidente do TRE-RJ, Tribunal Regional Eleitoral do Rio, desembargador Alberto Motta Moraes, informou que as eleições de primeiro turno em Bom Jesus do Itabapoana e Santo Antônio de Pádua foram anuladas. Os dois municípios do Noroeste Fluminense terão novas eleições, em data ainda a ser definida pelo tribunal, porque a presença de irregularidades eleitorais nas principais candidaturas levou a que a de votos nulos e anuláveis fosse superior a metade do total.

"Em Bom Jesus do Itabapoana, já está definido que haverá eleição suplementar. Em Santo Antônio de Pádua, dependemos de definição do TSE, mas tudo indica que vai haver nova eleição. Em Bom Jesus, os votos nulos e os anuláveis foram de 80%. Se os votos anuláveis somarem mais de 50%, tenho de fazer nova eleição", declarou o desembargador, à imprensa.

Dentre os 26,8 mil eleitores registrados em Bom Jesus, o candidato João José Pimentel (PTB) recebeu apenas 1.492 votos, mas foi declarado vencedor do primeiro turno. Isso, porque os votos dados a Branca (PMDB) e Paulo Sérgio Cyrillo (PSB), que tiveram problemas com seus registros de candidatura, foram computados entre os nulos, que chegaram ao total de 89% dos votos.

Já em Santo Antônio de Pádua, 60% dos votos foram contabilizados como nulos. Neles foram incluídos os resultados de José Renato Padilha (PMDB) e Zequinha do Sebrae (PT), que também tiveram as candidaturas impugnadas. O município tem 31,2 mil eleitores registrados, mas a candidata Maria dib Mansur (PP) foi considerada eleita, com 10.074 votos válidos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá, no site do TSE há informações de que voto nulo é diferente de anulidade de votos! você poderia passar um link para a notícia original, ou mostrar a imagem completa desta folha de jornal por favor?
Adoraria confirmar o que diz aí =)

obrigada.

Jorge Bengochea disse...

Esta noticia eu confirmei no UOL - 26/10/2008 - 07h27, publicado junto na postagem.

"No Rio, eleições de Bom Jesus e Santo Antônio são anuladas. Thyago Mathias, Especial para o UOL. Do Rio de Janeiro.

http://eleicoes.uol.com.br/2008/ultnot/2008/10/26/ult6008u466.jhtm

Anônimo disse...

http://eleicoes.uol.com.br/2008/ultnot/2008/10/26/ult6008u466.jhtm

Lee disse...

Não sei quem foi a mula responsável pela reportagem do jornal, mas ela está completamente equivocada. Os eleitores não compareceram às urnas e anularam seus votos. Os votos foram considerados anulados, em razão das irregularidades comprovadas pelo TSE, nas candidaturas que pleitearam a prefeitura. A reportagem do UOL é claríssima. É preciso ter responsabilidade ao publicizar informações como essa. Voto nulo não anula eleição, anula o eleitor.