VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

QUANDO O CONGRESSO MEXE NA SAÚDE


ZH 04 de setembro de 2014 | N° 17912


JAQUELINE SORDI E NILSON MARIANO 


OBESIDADE | INIBIDORES DE APETITE


PARLAMENTARES LANÇAM MÃO de decreto legislativo pouco usual e anulam resolução da Anvisa que proíbe a venda de anfetaminas nas farmácias. Medida desagrada governo e reacende uma polêmica iniciada em 2011


Deputados e senadores resolveram interferir num assunto de saúde pública, às vésperas das eleições, mandando liberar a venda de inibidores de apetite que estão proibidos desde 2011. Por meio de um projeto de decreto legislativo, votado na terça-feira, o Senado derrubou a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que veta a comercialização de medicamentos emagrecedores à base de anfetamina.

Chamou a atenção o fato de o Congresso ter se utilizado de um projeto de decreto legislativo – instrumento extremo, raro, que dispensaria a aprovação presidencial para vigorar – em um tema científico e que não é de urgência. Autor do projeto, o deputado gaúcho Beto Albuquerque (PSB), candidato a vice na chapa de Marina Silva, defendeu a ideia:

– A Anvisa proibiu, mas não ofereceu outra solução.

Beto diz que se reuniu com diretores da Anvisa, em vão, para debater alternativas. Consultou renomados especialistas, ouviu pacientes e soube que obesos graves estavam importando anfetaminas ou recorrendo ao mercado ilegal para se tratarem.

– A Anvisa se manteve irredutível. Ouvimos o grito de milhares de obesos – disse o candidato a vice-presidente da República.

Apesar de esmagadora, a votação não foi unânime. A deputada Erika Kokay (PT-DF) observou que a Anvisa somente cumpriu suas funções e não cometeu “exorbitâncias”, o que justificaria o decreto legislativo. Lamentou que a Câmara invadiu atribuições alheias, sem ter capacidade técnica para tanto, favorecendo os interesses da indústria farmacêutica.

– O decreto não protege os obesos. A contrário, põe a saúde deles em risco – avisou Erika.

EX-MINISTRO FALA EM LOBBY DE INDÚSTRIA

O senador Humberto Costa (PT-PE), ex-ministro da Saúde, destacou o “lobby violento” das multinacionais que fabricam os inibidores. Disse que o decreto é um “equívoco”, porque a Anvisa não extrapolou suas atribuições.

– Se a comunidade médica não chega a um consenso, se outros países proíbem, como é que o parlamento brasileiro se arvora à condição de dizer que o medicamento pode ser liberado? – protestou.

Beto Albuquerque respondeu que jamais consultou a indústria farmacêutica. Disse que o senador Costa “anda com a língua solta”, em razão das eleições e da queda do PT nas pesquisas de opinião.

Embora polêmica, a decisão pode ser legal. O professor de direito constitucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Eduardo Carrion, disse que está amparada no Artigo 49 da Constituição, que trata das competências exclusivas do Congresso. No inciso quinto, consta que o Legislativo pode sustar atos normativos do Poder Executivo, se forem considerados exorbitantes. Mas o decreto não é definitivo. Carrion afirmou que a Anvisa pode questionar a sua constitucionalidade. A disputa, então, acabaria no Supremo Tribunal Federal (STF).

O Ministério da Saúde não quis se manifestar se irá apelar ao Judiciário. A Anvisa anunciou que poderá criar novas regras para a venda de anfetaminas. A volta dos medicamentos às prateleiras pode demorar pelo menos seis meses. Se o projeto for promulgado, será suspensa a resolução da Anvisa que proíbe a venda. No entanto, as indústrias terão de fazer novo registro dos produtos que pretendem comercializar, comprovando eficácia e segurança.




Nenhum comentário: