VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

domingo, 7 de julho de 2013

A REFORMA QUE O POVO EXIGE!



ZERO HORA 07 de julho de 2013 | N° 17484

A OUTRA LISTA. O que o leitor gostaria de incluir no plebiscito

Comentários no site de Zero Hora propõem menos parlamentares, fim da reeleição e instituição do voto facultativo.



Durante três dias, um mural no site de Zero Hora recebeu respostas dos leitores à questão “qual pergunta você colocaria em um plebiscito sobre o Brasil?”.

A redução do número de parlamentares, que não figura na proposta de plebiscito apresentada pela presidente Dilma Rousseff, apareceu em primeiro lugar na lista.

Embora o sistema político tenha sido alvo das manifestações da maioria dos internautas, os tópicos levantados no mural de ZH foram diferentes dos indicados pela presidente. Em segundo e terceiro lugares no ranking de comentários apareceram o fim da possibilidade de reeleição para cargos executivos e legislativos e a transformação do voto obrigatório em facultativo.

“Se tenho livre arbítrio para escolher ser votado, também tenho o direito de livre arbítrio a votar. Não acho justo um gasto com plebiscito daquilo que as ruas estão exigindo, mas se tal vir a ocorrer, sugiro a pergunta: o eleitor deve ser obrigado a votar?”, escreveu Paulo Batista, de Rio das Ostras (RJ).

A grande preocupação externada foi a tentativa de redução dos gastos com parlamentares. Além da diminuição do número de deputados e senadores, destacaram-se os pedidos de corte dos salários dos congressistas e membros do Executivo e a vinculação dos vencimentos – e respectivos aumentos – dessas categorias ao salário mínimo.

Enquanto um número significativo de leitores chegou a propor a extinção do Senado, vários outros manifestaram-se em favor da redução da quantidade de ministérios, do fim da aposentadoria especial concedida aos parlamentares e também dos cartões corporativos do governo federal, além da extinção do Bolsa Família. Sobre o programa, aliás, Daniel Silvestre, de Porto Alegre, chegou a propor a proibição de voto por parte de seus beneficiários, em razão de um suposto “conflito de interesse”.

Sobre o combate à corrupção – uma das principais bandeiras levadas às ruas pelos manifestantes –, as questões levantadas dizem respeito ao fim do foro privilegiado para políticos e à limitação dos valores de doações de empresas a candidatos.

Apesar de não ter relação com a reforma política, a segurança foi outro tema destacado pelos leitores. Maior parte das manifestações propôs colocar em pauta a redução da maioridade penal no país – as propostas variam, na faixa entre 14 e 16 anos. O enrijecimento das leis criminais e a possibilidade de implantação da pena de morte também foram mencionados, abrangendo desde crimes bárbaros até casos de corrupção.

“Já que estão falando de mudanças, poderiam começar a pensar nas nossas leis, que estão muito brandas e não estão favorecendo o cidadão de bem, mas sim os delinquentes”, comentou Paulo Renato Lopes de Aguiar, de Santa Maria.

Outros temas lembrados – em menor escala – levantam a possibilidade de instituição de um imposto único no país e a vinculação dos tributos aos locais de arrecadação. Na área de educação, o tema central foi a análise sobre a manutenção da política de cotas.

URNA ELETRÔNICA

Em ordem decrescente, os temas mais levantados pelos internautas no site de Zero Hora

- Redução do número de parlamentares.

- Instituição do voto facultativo.

- Fim da possibilidade de reeleição.

- Redução da maioridade penal.

- Instituição da pena de morte para determinados crimes.

- Redução dos salários dos governantes e parlamentares.

- Extinção do Senado.

- Redução do número de ministérios.

- Fim do foro privilegiado para políticos.

- Fim da aposentadoria especial dos parlamentares.

- Vinculação do salário dos governantes ao salário mínimo.

- Leis mais severas contra os criminosos.

- Instituição do voto distrital.

- Fim do Bolsa Família.


Nenhum comentário: